Mundial de Bodyboard

Isabela domina Sintra

0
622x415

Isabela Sousa comemora vitória no Sintra Pro 2014. Foto: Divulgação
 

Terminou neste domingo (28/9) o Sintra Portugal Pro 2014. A cearense Isabela Sousa, dona de três títulos mundiais, deu um verdadeiro show para vencer uma das etapas mais importantes do circuito.

Para chegar à grande decisão, Isabela passou na semi pela japonesa Ayaka Susuki no início do dia. E na semi, Isabela já deu as cartas e mostrou que não estava ali para brincadeira. No início, a bateria estava equilibrada, mas logo em sua terceira onda Isabela tirou um 7.25, passando a liderar o embat. Em sua última onda na semi, a tricampeã mundial tirou 10, registrando um somatório de 17.25 pontos em 20 possíveis, contra 13.10 da japonesa Ayaka Susuki.
 
Além do título da etapa, a grande final valia também o título de campeã mundial de bodyboarding de 2014, já que as etapas na Venezuela e no Panamá foram canceladas.
 
A decisão da etapa foi 100% brasileira, com Isabela Sousa e Jéssica Becker, de Macaé (RJ). Como a  cearense não teve um bom resultado em Pipeline na etapa de abertura do Tour e com o cancelamento de duas etapas, somente Jessica poderia tirar o título da temporada das mãos da atleta das Ilhas Canárias, Alexandra Rinder. Mas, para ficar com o título mundial, Jessica precisava vencer a melhor atleta da atualidade, Isabela Sousa.

Sem dúvidas a final feminina do Sintra Portugal Pro 2014 foi a bateria mais eletrizante da etapa. Isabela abriu a bateria com 6.25 e 7.75. Jessica Becker começou com 7.25 e 5.25. Naquele momento da final, a Isabela já era a líder e Jessica precisava de 6.76 para virar e tentar o título de campeã mundial.

275x415

Alexandra Rinder, 16, é a mais jovem campeã mundial da história. Foto: Divulgação
 

Faltando menos de 5 minutos para o término, a atleta de Macaé fez 6.35, chegando muito perto da nota que precisava. Mas, na onda da série que veio atrás, Isabela mostrou por que é apontada por muitos especialistas como a melhor bodyboarder da atualidade. Isabela pegou um lindo tubo, saindo com um 360 invertido e arrancando dos juízes 9.00 pontos, sacramentando sua terceira vitória na carreira do Sintra Portugal Pro.
 
“Mais uma vez regozijo esse momento vencedor aqui em Portugal, onde tenho grandes amigos. Só tenho agradecer a Deus pela bênção que tem me dado. Agradeço ainda a todos os meus patrocinadores, que acreditam no meu trabalho, e à minha família. Um obrigado especial aos seguidores nas redes sociais que mandaram mensagens e energias positivas durante esses dias”, finaliza Isabela.  
 
Com a vitória da Isabela no Sintra Portugal Pro de 2014, o título de campeã do Tour Feminino de 2014 foi para a atleta das Ilhas Canárias, Alexandra Rinder, que tem apenas 16 anos e tornou-se a mais jovem campeã mundial da história.

A vitória mostra ainda a renovação do bodyboard feminino com atletas da nova geração, como Isabela Sousa, Jessica Becker e Alexandra Rinder, sem esquecer de citar a nova safra do Japão, que nos dois últimos anos vem revelando novas atletas a cada ano.
 
Masculino Já no masculino, antes mesmo da final, o campeão do tour de 2014 já estava definido e o grande vencedor foi o francês Amaury Lavernhe, que chegou à decisão da etapa, mas perdeu para o havaiano Dave Hubbard.
 
O baiano voador Uri Valadão chegou a Sintra como vice-líder do Tour e com plenas chances de conquistar o bicampeonato mundial, mas foi eliminado nas quartas pelo capixaba Lucas Nogueira, ficando com a quinta colocação, e viu escapar o seu segundo título mundial. Lucas Nogueira caiu na semi e finalizou o evento na terceira colocação.

Resultados do Sintra Pro Portugal 2014

Masculino

1 Dave Hubbard (Haw)
2 Amaury Lavernhe (Reu)
3 Lucas Nogueira (Bra)
3 João Barciela (Por)
5 Uri Valadão (Bra)
5 Tristan Roberts (Afr)
5 Israel Salas (Bra)
5 Jared Houston (Afr)

Feminino

1 Isabela Sousa (Bra)
2 Jessica Becker (Bra)
3 Ayaka Susuki (Jap)
3 Mauymi Tone (Jap)
5 Maylla Venturin (Bra)
5 Catarina Sousa (Por)
5 Sari Ohhara (Jap)
5 Minami Hatekayama (Jap)