Museu do Ipiranga

Skatistas protestam contra proibição

Museu do Ipiranga, São Paulo (SP)

Ladeira do Museu do Ipiranga é famosa entre os skatistas da capital paulista. Foto: Leonardo Berno.

No último dia 8 de julho, os skatistas da cidade de São Paulo (SP) receberam a notícia que a prática do esporte na ladeira do Parque da Independência está proibida.

 

O veto foi feito pelo atual conselho gestor do Parque da Independência, localizado no Museu do Ipiranga, o berço do skate na capital e um dos principais cenários para a prática de downhill no país.

 

O skate na ladeira do Parque da Independência teve início em meados dos anos 70. Diariamente, dezenas de skatistas de todas as modalidades visitam o local buscando lazer e qualidade de vida.

Segundo Adriana Jadão Barreiros, nova administradora do Parque, a ordem para a proibição do skate foi dada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que alega que a prática do esporte prejudica o local.
 
A partir do dia 8 de agosto, qualquer usuário do parque que estiver praticando skate será preso e terá seu equipamento apreendido, conforme o Decreto de Lei 25.871 (Artigo I, linha B: “Fica vedada a circulação de bicicletas, skates e patinetes no local”).

Vale lembrar que os mesmos skatistas que frequentam o Parque da Independência são responsáveis, na maioria das vezes, em zelar pelo local e mantê-lo limpo, diferente de outros usuários.

Diante disso, a Associação de Skatistas Quintal do Ipiranga promove uma mobilização no dia 24 de julho, às 14:30 horas, na ladeira do Parque da Independência para requerer a permanência do skate no local.

Os interessados também podem apoiar o movimento por meio do abaixo-assinado promovido pela Associação.

 

Clique aqui para assinar o abaixo-assinado.

Para obter mais informações sobre a proibição, acesse o site Quintal do Ipiranga.

Leia mais

 

Skate é fuga do flat

Exit mobile version