O norte-americano Kelly Slater conquista sua 46a vitória no Tour ao derrotar o australiano Taj Burrow na decisão do Quiksilver Pro 2011, realizada em Snapper Rocks, Austrália.
Após quase três horas de espera por melhores condições, a final caiu na água. Bem verdade que o pico de direitas quilométricas quebrou bem aquém das expectativas, com raros momentos de inspiração, mas no geral inconstante e mexido.
A decisão, não teve nenhum high-score e as condições do mar ficavam cada vez mais insatisfatórias. Taj somou 3.00 pontos ao cair na conclusão de uma bela rabetada. Sem esperar pelas boas, Slater foi pra cima, garantindo 5.27 e depois 5.93.
O australiano deu a última cartada distribuindo cutbacks e finalizando com um floater, obtendo 7.17. Desta vez precisava de 7.27 pontos para virar, mas não contou com a ajuda unânime dos juízes (três deram o score necessário ao australiano).
Em seguida, Slater conseguiu 5.93 e ampliou a vantagem. Taj passou a precisar então de 4.03 e faltou tempo para uma reação. "É fácil, basta remar para o outside de Snapper e surfar. Ganhar o campeonato é um bônus. Todo mundo gosta deste evento porque as ondas são divertidas. Taj foi o atleta do evento, com diversas ondas acima dos nove pontos", comentou Slater após sua bateria (com o ar despretensioso de sempre)
A conquista rendeu ao norte-americano US$ 75 mil, enquanto o australiano faturou US$ 30 mil.
Uma amostra do que está por vir em mais uma temporada. Apesar de querer mostrar que não está nem aí para o jogo, Slater não para de ganhar baterias (mesmo abalado por uma virose nesta etapa). Durante as entrevistas, deu sinais que está testando seu quiver para Bell's. Diz que não sabe o que vai fazer, mas os sinais apontam para o caminho o inverso ao de uma aposentadoria. "Resta saber o quanto meu corpo irá aguentar", falou o dez vezes campeão mundial.
Guardada as devidas proporções (como o empurrão na bateria contra Mineiro), Taj realmente esteve entre os surfistas que mais arriscaram no evento e mostrou excelente forma. Mas, parece que o estigma de vice o persegue.
Leia também:
Resultado
1 Kelly Slater (EUA)
2 Taj Burrow (Aus)
3 Tiago Pires (Por)
3 Jordy Smith (Afr)
5 Alejo Muniz (Bra)
5 Brett Simpson (EUA)
5 Matt Wilkinson (Aus)
5 Dusty Payne (Haw)
9 Adriano de Souza (Bra)
13 Jadson André (Bra)
13 Heitor Alves (Bra)
25 Raoni Monteiro (Bra)
Ranking mundial
1 Kelly Slater (EUA) 10.000 pontos
2 Taj Burrow (Aus) 8.000 pontos
3 Jordy Smith (Afr) 6.500 pontos
3 Tiago Pires (Por) 6.500 pontos
5 Matt Wilkinson (Aus) 5.200 pontos
5 Brett Simpson (EUA) 5.200 pontos
5 Dusty Payne (Haw) 5.200 pontos
5 Alejo Muniz (Bra) 5.200 pontos