World Tour Feminino

Sobe e desce no circuito

0

Bianca Buitendag vence último evento da temporada e se garante na elite. Foto: Kirfalens de Lima.

Sofia Mulanovich volta ao tour como a atleta mais experiente. Foto: Tanaraki.

Silvana Lima deve ganhar wildcard por contusão. Foto: © ASP / Robertson.

Depois de dois adiamentos, a etapa que fechou a temporada feminina da ASP em 2012 foi toda realizada no último sábado na praia de Santa Bárbara, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.

A sul-africana Bianca Buitendag, 18, já tinha seu nome confirmado como uma das novidades para o grupo das top-17 do ASP Women´s Tour 2013 e festejou a segunda vitória na carreira no Sata Airlines Azores Pro. A final foi contra a francesa Pauline Ado, 21, que garantiu a sua permanência na elite com o vice-campeonato em Portugal.

“Estou muito feliz por mais uma vitória e este foi o campeonato que eu surfei mais baterias em um só dia, com certeza, desde as 7 da manhã até agora”, diz Bianca Buitendag. “Eu comecei muito mal o ano lá na Austrália, então fui para o Peru sem nenhuma pressão e ganhei lá! Isso já tinha sido muito além das minhas expectativas e conseguir duas vitórias em um ano foi simplesmente inacreditável”.

A sul-africana participou da primeira bateria do dia e foi até a última, ficando praticamente todo o sábado na praia, competindo. Na estreia, surfou uma das melhores ondas do dia, ganhando nota 9.50 pela série de três manobras fortes de backside com pressão, velocidade e total controle em uma direita na Praia de Santa Bárbara. Nesta bateria, a peruana Anali Gomez conquistou a primeira classificação sul-americana nas Ilhas Açores.

“Minha mãe foi me alimentando durante todo o dia, com suco de laranja, chocolate, tudo que ela poderia achar e me ajudou bastante”, conta Buitendag. “Quando cheguei na final, eu não queria ter passado cinco baterias para nada, então só tentei fazer o meu melhor por mais vinte minutos. É uma honra ser uma top-17 do mundo e já estou ansiosa para os eventos do próximo ano. Eu já vi algumas etapas do WCT, mas nunca participei de um. Então vou ter é que aprender a cada campeonato”.

Últimas vagas no WCT A batalha pelas últimas vagas para a elite feminina do ano que vem foi emocionante, sendo disputada fase a fase nas ondas da ilha de São Miguel. A vice-campeã Pauline Ado começou o Sata Airlines Azores Pro em último na lista das seis indicadas pelo ranking do ASP Women´s Star.

A havaiana Alana Blanchard já tinha tirado ela do G-6 quando se classificou para as quartas de final na bateria que a bicampeã brasileira Suelen Naraísa acabou eliminada na despedida da América do Sul em Portugal.

“Estou muito cansada, mas muito feliz”, vibrou Alana Blanchard. “Estou animada para voltar para o WCT no próximo ano. Hoje (sábado) foi um dia muito complicado, porque as condições do mar mudaram bastante e não havia ondas o dia todo, então eu acho que foi preciso ter um pouco de sorte. Eu não estava realmente pensando sobre a classificação pro WCT, mas estou muito feliz em ouvir isso, de que consegui a vaga”.

Duelo decisivo A havaiana foi derrotada na semifinal por Pauline Ado, que precisava dessa vitória para garantir sua vaga. Com a classificação para a final neste duelo decisivo para ela, a francesa voltou a ficar na frente de Alana Blanchard no ranking e quem acabou saindo do G-6 foi outra francesa, Alizee Arnaud, barrada ainda na segunda fase em um confronto vencido por Anali Gomez. Como Suelen Naraisa, a peruana perdeu na rodada de baterias formadas por três competidoras, com ambas ficando em nono lugar no 6 estrelas dos Açores.

“Eu estou super cansada e toda dolorida, surfei seis baterias hoje, mas, ao mesmo tempo muito feliz por conseguir minha vaga para o ano que vem”, falou Pauline Ado. “Eu vim para esta etapa como número 6 da lista e sabia que precisava de um bom resultado para ficar neste grupo. Fiquei muito nervosa durante toda a semana, tiveram dois adiamentos para me deixar ainda mais tensa, então por isso estou muito aliviada e feliz. Obviamente eu gostaria de ter vencido, mas a Bianca (Buitendag) surfou muito bem e mereceu a vitória”.

G-6 do ASP Women’s Star Com a combinação dos resultados em Portugal, a peruana Sofia Mulanovich, 28 anos, que não participou desta etapa que fechou a temporada feminina, caiu para a última vaga no G-6 do ASP Women´s Star. Além dela, a norte-americana Sage Erickson, 21, a francesa Pauline Ado, 21, e a australiana Rebecca Woods, 28, também já são da elite, mas suas permanências só foram garantidas pelo ranking de acesso.

Já as novidades para a elite do ano que vem são a sul-africana Bianca Buitendag, 18, e a havaiana Alana Blanchard, 22. Elas entram nas vagas que este ano foram ocupadas pela francesa Justine Dupont, 21, e pela experiente Jacqueline Silva, 33. A catarinense era a única brasileira com chances de entrar no G-6, mas precisava da vitória nas Ilhas Açores para continuar entre as top-17. No entanto, perdeu na primeira fase em Portugal e se despediu da divisão principal do ASP World Tour.

Elite adolescente Com a sua saída, a peruana Sofia Mulanovich, com seus 28 anos, será a surfista com mais idade entre as top-17 do WCT 2013. Ela é um ano mais velha do que a australiana Rebecca Woods e tem dois a mais do que a cearense Silvana Lima, que deverá receber o wildcard (convite) da ASP por contusão para ser a única brasileira no ano que vem.

O título mundial de 2013 será disputado praticamente por uma elite de adolescentes. As mais jovens são a australiana Tyler Wright, a norte-americana Lakey Peterson e a sul-africana Bianca Buitendag, ambas com apenas 18 anos. A havaiana Malia Manuel tem 19, outras três surfistas estão com 20 anos, quatro tem 21, duas tem 22 e a pentacampeã mundial Stephanie Gilmore completou 24 em janeiro deste ano.

Top-16 do ASP Women’s Tour 2013

1 Stephanie Gilmore (Aus), 24 anos
2 Sally Fitzgibbons (Aus), 21
3 Carissa Moore (Haw), 20
4 Tyler Wright (Aus), 18
5 Courtney Conlogue (EUA), 20
6 Malia Manuel (Haw), 19
7 Lakey Peterson (EUA), 18
8 Laura Enever (Aus), 20
9 Coco Ho (Haw), 21
10 Paige Hareb (Nzl), 22

Seis classificadas pelo ranking do ASP Women’s Star
2012

11 Sage Erickson (EUA), 21 anos
12 Bianca Buitendag (Afr), 18
13 Pauline Ado (Fra), 21
14 Rebecca Woods (Aus), 28
15 Alana Blanchard (Haw), 22
16 Sofia Mulanovich (Per), 29
Silvana Lima (Bra), 27 – Wildcard por contusão

Ranking final do ASP Women’s Star 2012

1 Sage Erickson (EUA) – 12.720 pontos
2 Bianca Buitendag (Afr) – 12.200
3 Courtney Conlogue (EUA) – 11.810
4 Malia Manuel (Haw) – 9.840
5 Pauline Ado (Fra) – 8.880
6 Rebecca Woods (Aus) – 8.840
7 Alana Blanchard (Haw) – 8.760
8 Sofia Mulanovich (Per) – 8.640
9 Alizee Arnaud (Fra) – 8.240
10 Paige Hareb (Nzl) – 8.170
18 Jacqueline Silva (Bra) – 5.383 pontos
23 Suelen Naraisa (Bra) – 3.790
93 Gabriela Leite (Bra) – 650
96 Chantalla Furlanetto (Bra) – 615
101 Barbara Segatto (Bra) – 543