Em ondas de meio a 1 metro e boa formação, foi inaugurada nessa sexta-feira, 29, a última etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard, na praia de Costa Azul, em Rio das Ostras (RJ).
Com cerca de 110 atletas na competição, o evento derradeiro define os grandes campeões brasileiros e nesse primeiro dia de competições a disputa foi acirrada pela ponta do ranking.
No Feminino, apenas Jéssica Bekcer e Kirtys Montenegro seguem com chances de título nacional, após a eliminação da paulista Juliana Freitas, enquanto entre os homens sete atletas seguem vivos na disputa.
Com a possibilidade de sagrar-se campeã brasileira já nessa sexta-feira, a macaense Jéssica Becker entrou na água sabendo de sua responsabilidade e fez bonito em Rio das Ostras. Com notas 8,5 e 7,75, Jéssica somou 16,25 – maior somatório do evento até o momento – e passou em primeiro para a segunda fase.
“Eu não estou pensando em título, mas sim em fazer uma bom competição. Preciso pensar uma bateria por vez e estou bem contente com o meu desempenho na estreia”, ressaltou Jéssica. Agora, apenas a pernambucana Kirtys Montenegro aparece com chances de barrar o título da carioca. Para isso, Kirtys precisa vencer a etapa.
Além das passagens de Kirtys e Jéssica, destaque também para as atuações do quarteto capixaba, Neymara Carvalho, Chris Kale, Maira Viana e Marilene Fernandez, todas garantidas na segunda fase. Gabriela Gouvea e Yumi Vasnconcellos completam as classificadas a próxima fase.
Nessa sexta-feira, 29, foram pra água as duas primeiras fases da categoria Profissional Masculino e com isso foram definidos os oito atletas que avançaram para a 3ª fase, onde os top-16 encontram-se pré-classificados, formando oito baterias com três competidores cada. Sendo assim, Israel Salas (ES), Israel Eduardo (RJ), Valdomiro Mirinho (SP), Luis Villar (SC), Lucas Nogueira (ES), Ronieres Viana (ES) e Bruno Araujo (RJ) permanecem com chance de título e a corrida pelo título nacional começa a ser definida nesse sábado.
Para definir os oito classificados a fase dos tops, doze baterias foram pra água com destaque para as atuações de Diego Estevão (ES) e Leo Chagas (BA). A dupla protagonizou os melhores momentos da segunda fase, achando as melhores ondas do dia.
“Eu venho fazendo um trabalho bem forte na Bahia e minha meta era sempre buscar duas boas ondas, na casa dos 7.0 pontos, para abrir bem as baterias”, ressalta Léo Chagas.
Completaram os classificados para o Round 3, Dionatan Barroso (RJ), Nicholas Bastos (RJ), Guilherme Cerutti (ES), Ailton Neto (RJ), Amilton Junior (RJ) e Bruno Invyk (RJ).
Se nos profissionais ainda não tem nada definido, na Sub 16 a história foi diferente. Confirmando o favoritismo, o atleta Sócrates Santana, do Posto 5, levantou o título da temporada após passar para o Round 2. Após vencer as etapas de Campos e Itacaré, o carioca conquistou seu primeiro título brasileiro.
“Eu nunca tinha conquistado nenhuma etapa e esse ano foram duas vitórias. Estou muito feliz, muito mesmo. Esse título é incrível. Agora vou buscar o terceiro título da temporada para encerrar o ano com chave de ouro”, falou a promessa do esporte, de apenas 15 anos de idade.
Socrates Santana é uma das revelações do bodyboard nacional, vindo do projeto social realizado no Posto 5, em Copacabana, com os atletas da comunidade do Pavão-Pavãozinho.
Um novo check in acontece nesse sábado, às 08h30.
A última etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, através da Secretaria de Esportes e Lazer, com realização da FEBBRJ e supervisão CBRASB. O evento tem o apoio da Genesis, Trammer Surf Wear, Kamona, Pousada Sonho Verde, Julien´s Bar e Restaurante e JC Luz Corretora de Seguros.