Antofagasta Festival

Sócrates vence a Pro Junior

Sócrates Santana , Antofagasta Bodyboard Festival 2015, Chile.

960x651
Sócrates Santana vence a categoria Pro Junior do Antofagasta Bodyboard Festival 2015. Foto: Divulgação

 

Do Posto 5 para o mundo. Nessa sexta-feira, o jovem Sócrates Santana, morador da comunidade do Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro, mostrou todo seu talento nas ondas do Chile garantindo o título Pro Junior da etapa do Circuito Mundial de Bodyboard em Antofagasta. Na final, que treina em Copacabana, superou Tanner McDaniel, do Havaí, campeão da primeira etapa do Tour em Itacoatiara, Niterói, no mês de julho.

“É difícil descrever o que sinto agora. Estou muito feliz. A dificuldade, o esforço e a ajuda de todos para que eu pudesse estar aqui é o que tem passado pela minha cabeça nesse momento”, disse Sócrates, que contou com a ajuda de amigos para custear a ida ao Chile. “Depois do terceiro lugar em Itacoatiara eu falei para mim mesmo que esse evento seria meu. Me dediquei ao máximo, foquei e tirei forças de todos os lugares para vir aqui e vencer”, completa.

Na decisão, as condições estavam bem difíceis e Sócrates conseguiu achar a melhor onda da disputa logo nos minutos iniciais. “Fui abençoado por conseguir abrir a final com aquela boa onda (que lhe valeu uma nota 7). Isso me deu confiança e tranquilidade para administrar o restante do confronto”, explica Doutorzinho, como é conhecido entre os amigos.

Eufórico após a vitória sobre o havaiano, Sócrates não esqueceu de agradecer quem lhe ajudou a chegar até o Chile. “Quero mandar um abraço para minha família, meus amigos e todo mundo em Copacabana que sempre torce por mim”.

640x852
Apesar de jovem, apenas 16 anos, Sócrates já tem um currículo invejável para um competidor de sua idade. Foto: Divulgação

Apesar de jovem, apenas 16 anos, Sócrates Santana já tem um currículo invejável para um competidor de sua idade. Bicampeão brasileiro invicto na categoria Sub-16 (2013 e 2014), o atleta tem ainda no currículo o bicampeonato carioca Sub-14, o campeonato niteroiense Sub-16, o título do Circuito UBCS Sub-16, além da medalha de bronze no ISA Bodyboarding Games, uma espécie de Olimpíadas do esporte, conquistada em 2014.

Para chegar até a final, Sócrates precisou superar seu melhor amigo. Em um duelo acirrado contra Matheus Bastos, também morador da comunidade do Pavão-Pavãozinho, Doutorzinho levou a melhor. Com o resultado, o ranking mundial ficou bem equilibrado. Tanner McDaniel lidera a disputa com uma vitória e um segundo lugar, seguido por Sócrates Santana (3º em Itacoatiara e campeão no Chile) e por Matheus Bastos (2º em Itacoatiara e 3º no Chile).

Agora, o Circuito Mundial Pro Junior segue para Portugal, no mês de setembro, e depois para Porto Rico, no mês de novembro. Até lá a briga pelo título entre os três competidores promete ser bastante intensa.

Profissional Masculino e Feminino

Além do título de Sócrates Santana, a sexta-feira foi bastante movimentada em Antofagasta para os atletas profissionais. Nesse quarto dia de competições, foram definidos os dezesseis finalistas no Masculino e as quatro semifinalistas do Feminino.

A tricampeã mundial e vice-campeã da primeira etapa do Tour Feminino, Isabela Sousa, confirmou vaga na semifinal após vencer a japonesa Ayaka Susuki na disputa das quartas de final. Em uma bateria disputada e com o mar bem complicado, Isabela conseguiu achar a melhor onda da bateria e segue na briga pelo título. Na semi, Isabela encara a chilena Anais Velis, algoz da capixaba Neymara Carvalho, pentacampeão mundial, nas quartas de final.

A atual líder do ranking, Alexandra Rinder, também garantiu presença na semi e agora enfrenta Sari Ohara, do Japão

Entre os homens, seis brasileiros seguem na competição em busca do título. Nessa sexta-feira foram realizadas as baterias do Round 4 que apontaram os dezesseis sobreviventes no evento. O atual campeão do evento e melhor brasileiro no ranking mundial 2015, Uri Valadão fará uma reedição da final do ano passado contra o compatriota Israel Salas. Ambos duelaram pelo título em 2014 com vantagem para o baiano Uri.

Seguem ainda na competição os cariocas Sergio Luis e José Otávio, o catarinense Eder Luciano – que mede forças com o líder do ranking mundial Amaury Laverhne – e o capixaba Lucas Nogueira.
 
Resultados
 
Pro Junior

1 Sócrates Santana (BRA)
2 Tanner McDaniel (HAV)
3 Nelson Flores (CHI)
3 Matheus Bastos (BRA)
 
Feminino – Semifinais

1 Sari Ohara (JAP) x Alexandra Rinder (CAN)
2 Isabela Sousa (BRA) x Anais Velis (CHI)
 
Masculino – Round 5

1 Sergio Luis (BRA) x Sacha Damjanic (CHI)
2 Pierre Louis Costes (FRA) x José Otávio (BRA)
3 Eder Luciano (BRA) x Amaury Laverhne (REU)
4 Lewy Finnegan (AUS) x Nicolas Chiara (ARG)
5 Uri Valadão (BRA) x Israel Salas (BRA)
6 Jacob Romero (HAV) x Tanner McDaniel (HAV)
7 Jared Houston (AFS) x Antonio Cardoso (POR)
8 Lucas Nogueira (BRA) x Iain Campbell (AFS)

Exit mobile version