Maresia Girls International

Solé quer subir

0

Valeria Solé é uma das promessas da nova geração peruana. Foto arquivo: Basílio Ruy.

Atleta luta pelo título sul-americano profissional desta temporada. Foto arquivo: Aleko Stergiou.

Atual vice-líder do ranking sul-americano profissional e líder do Alas Tour 2010, o circuito latino-americano de surf, a peruana Valerie Solé entrou para história do surf de seu país ainda cedo.

 

No ano de 2008, com apenas 16 anos, ela tornou-se a atleta mais jovem do Peru a participar de uma etapa do World Tour.

 

A estreia aconteceu em casa, no Movistar Classic Mancora, e o resultado não foi muito expressivo: Valeria acabou eliminada logo na repescagem. Mas isso era o que menos interessava à jovem surfista naquela época.

 

Considerada a maior promessa da nova geração peruana, Valeria pôde competir pela primeira vez ao lado de grandes nomes do esporte, como a lenda australiana Layne Beachley, sete vezes campeã mundial, ou a então campeã, Stephanie Gilmore, hoje três vezes vencedora do WT.

 

Aos 19 anos, Valerie Solé já é tricampeã nacional e luta no Maresia Girls International pelo seu segundo título no WQS desta temporada – venceu a primeira etapa do circuito em casa – o Movistar Pro Peru, válido como etapa de nível 1 estrela da divisão de acesso ao circuito mundial da ASP.

 

A atleta, que já compete há muitos anos no Brasil, busca experiência entre as melhores surfistas do mundo inscritas na competição em Floripa, a penúltima etapa do WQS deste ano.

 

“É muito bom participar de um evento desta importância. Este ano quero ganhar experiência e conhecer mais ou menos como é o circuito e suas ondas. Estou muito contente por participar da competição e treinar em ondas tão diferentes”, revela Solé, que terminou o ranking sul-americano Pro Junior de 2010 na quinta colocação.

 

Valeria está na 46º posição no ranking Feminino do WQS, que classifica apenas seis surfistas ao WT, mas alça voos maiores no circuito internacional já na próxima temporada.

 

“Em 2011 quero correr todas as etapas do WQS. A etapa que ganhei no Peru foi muito importante para mim e já vi como funciona o circuito. Pretendo viajar a lugares como Europa e Austrália na próxima temporada”, afirma Solé.

 

Apesar da pouca idade, a atleta tem patrocínio de uma grande empresa de surfwear, mas revela que no Peru o apoio ao surf feminino não é tão grande assim.

 

“É difícil encontrar patrocínio para jovens atletas no Peru, mas vejo que aqui é parecido também. É super estranho e triste ver atletas do nível de Diana Cristina, por exemplo, com dificuldades para encontrar patrocínio. Às vezes falta apoio para viajarmos mais, mas assim seguimos em frente e não podemos desistir”, finaliza a jovem peruana.

 

Nesta terça-feira (21/9), Valeria tem uma parada dura logo na primeira fase do Maresia Girls International. A atleta encara na quarta bateria do dia as brasileiras Silvana Lima e Marina Rezende e a japonesa Mizuki Hagiwara.

 

O Maresia Girls International WQS 2010 é válido como etapa 6 estrelas da divisão de acesso ao Circuito Mundial Feminino e também define as campeãs sul-americanas da temporada.

 

A competição é transmitida ao vivo pelo site da Maresia.

 

Ranking do WQS Feminino 2010 depois de nove etapas

 

1 Sally Fitzgibbons (Aus) – 12.120 pontos
2 Laura Enever (Aus) – 11.400
3 Courtney Conlogue (EUA) – 10.920
4 Tyler Wright (Aus) – 10.320
5 Claire Bevilacqua (Aus) – 9.240
6 Paige Hareb (Nzl) – 8.640
6 Alana Blanchard (Haw) – 8.640
6 Cannelle Bulard (Reu) – 8.640
9 Jacqueline Silva (Bra) – 8.520
9 Nicola Atherton (Aus) – 8.520

19 Bruna Schmitz (Bra) – 7.320

25 Cláudia Gonçalves (Bra) – 6.840

30 Suelen Naraisa (Bra) – 6.240

46 Valeria Solé (Bra) – 3.740

 

Ranking Feminino Profissional da ASP South America 2010 depois de duas etapas

 

1 Anali Gomez (Per) – 1048 pontos         
2 Valeria Solé (Per) – 860         
3 Gabriela Leite (Bra) – 730     
3 Bruna Schmitz (Bra) – 730 
    
5 Ornella Pellizzari (Arg) – 715  
6 Luana Coutinho (Bra) – 610     
7 Diana Cristina (Bra) – 610     
8 Silvana Lima (Bra) – 500   
9 Priscila Godin (Bra) – 500   
10 Jacqueline Silva (Bra) – 500