A temporada 2007 do Petrobras Longboard Classic começa nesta sexta-feira (25/5), com a presença dos melhores longboarders do mundo.
A primeira etapa acontece na praia de Solemar, Jacaraípe, no município da Serra, Espírito Santo.
O Brasil ganhou o mundo e virou referência na modalidade após o Campeonato Mundial de Longboard, realizado na França, no início do mês, quando os brasileiros deixaram o pódio verde-amarelo.
O título nacional dos pranchões, principal competição da modalidade no país, promete ter uma disputa ainda mais acirrada, após esta conquista.
?Fui campeão do mundo, mas quero agora lutar por este título inédito. Este é um campeonato que gosto de participar e faço questão de estar sempre presente?, diz Phil Rajzman, que faturou o Oxbow Pro World Longboard Championship e se consagrou o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de surfe profissional.
Além do título de Phil Rajzman, Danilo Mullinha conquistou o vice-campeonato, e Carlos Bahia, atual campeão brasileiro dos pranchões, ficou com a terceira colocação.
?Estou na briga para defender o meu título e conquistar o bicampeonato?, diz Carlos Bahia.
O lançamento oficial do Petrobras Longboard Classic 2007 aconteceu nesta quarta-feira (23/5), em um coquetel, no Iate Club de Vitória, que contou com a participação do governador em exercício Ricardo Ferraço e algumas das principais personalidades da sociedade de Vitória.
Esta é a primeira vez que o estado do Espírito Santo faz parte do circuito. Cerca de 150 pessoas foram ao coquetel comemorar a chegada de uma competição de nível nacional após muitos anos.
?Estou muito feliz em realizar este evento aqui e espero que ele sirva para alavancar o surfe do Espírito Santo?, disse Rico de Souza.
Numa noite marcada pela alegria e reencontro de velhos amigos do mar, Rico fez questão de homenagear figuras importante do surfe capixaba.
O primeiro homenageado foi o comodoro do Iate Clube, Antônio Madeira. Em Seguida, foi a vez de o vice-governador receber um lindo quadro com temática surfe.
?Infelizmente, nos últimos tempos tem sido muito difícil conseguir um tempo para surfar. Todos no Espírito Santo estão muito satisfeitos e agradecidos ao Rico e à Petrobras por trazer um evento deste porte para o estado?, disse Ferraço.
Além deles, foram homenageados Nélson Ferreira, presidente da Federação de Surfe do Espírito Santo e maior nome do surfe profissional capixaba, Renato Larica, shaper consagrado em Vitória, Diogo Leão, principal surfista de pranchinha do estado, Frank Brown (filho do pioneiro Moris Brown), o prefeito do município de Serra Audifax e o secretário de esportes Calimã.