Minha primeira viagem às ilhas Mentawai aconteceu em maio deste ano. Foi marcante como deve ser para todos que chegam pela primeira vez naquela região remota do planeta. A expectativa de encontrar ondas perfeitas e passar dias inesquecíveis era grande.
Instalado no Aloita Resort, nosso acesso era rápido aos picos próximos do hotel. Direitas e esquerdas com alta qualidade, água translúcida, sol forte todos os dias e um cenário de sonho se tornaram realidade.
Na noite do dia anterior ao surf, nosso guia local checou a previsão pela internet para saber o tamanho e direção da ondulação, a melhor hora do vento e a maré favorável. Pronto, já tinha o diagnóstico do pico. Depois do café da manhã, a lancha já estava pronta para o surf.
A bordo sanduíches, bolo, frutas, bolacha e água para repor as energias. Na parte da tarde, lá estávamos novamente a caminho do surf.
Depois de três ou quatro dias nesta rotina, o corpo estava pedindo trégua. Como ninguém queria parar de surfar, uma massagem no melhor estilo Indonésio fez milagre na musculatura cansada e renovou 100%.
Ficar no hotel têm muitas vantagens. Além da estrutura excelente, com internet wifi 24 horas, restaurante, sala de jogos e SPA, você tem muito espaço pra caminhar e não tem aquele balanço continuo do barco.
Me chamou a atenção a cordialidade e respeito entre os surfistas. Quando tinha mais de um barco, aguardávamos nossa vez de entrar. Surfamos em vários picos apenas com conhecidos.
Uma é importante dizer aos que pretendem conhecer as ilhas. É necessário um surf entre médio e avançado. Todas as ondas são rápidas e sua rasas bancadas de coral cobram caro por erros cometidos.
Com cautela na escolha das ondas certas e respeito pelos outros surfistas, pode estar certo que irá surfar ondas incríveis.