SOS Praias Brasil lança campanha de conscientização

SOS Praias

Há seis anos a ONG SOS Praias Brasil luta pela preservação do litoral brasileiro. Foto: Divulgação.
Sacos plásticos, bitucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio. O que parece ser uma seleção dos itens de uma lata de lixo doméstica é, na verdade, muitas vezes encontrado em alguma paradisíaca praia do litoral brasileiro.

 

Transformados em verdadeiros lixões, principalmente na temporada de verão, quando aumenta o número de freqüentadores nas praias, as areias e mares tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos despreocupados com o bem estar coletivo.
 
Para minimizar o problema e lutar pela preservação do meio ambiente, empresas, ONGs

Campanha criada pela DPZ com apoio da Abril Cultural alerta sobre o lixo deixado nas praias. Foto: Divulgação.

e voluntários têm abraçado a causa, trabalhando em projetos e campanhas educativas que chamam a atenção dos governantes e da população para o destino do lixo urbano.
 
Recentemente, com apoio do Grupo Abril e da marca HD, a ONG SOS Praias Brasil lançou uma campanha que alerta os freqüentadores das praias sobre os lixos que são deixados nelas.

 

Com o slogan “Lixo na praia não pode virar moda”, a campanha, criada pela agência DPZ, foi veiculada na Revista Capricho, na edição da primeira quinzena de fevereiro.
 
A Abril Cultural, que apóia a ONG desde 2003, cedeu espaço na revista para publicação da campanha. Fundada em 99 por Marcelo Marinello, a SOS Praias Brasil promove simples ações que podem começar dentro de casa, como a divisão do lixo orgânico do não-orgânico, e outras mais complexas.
 
Sempre presentes em eventos de música e esporte – principalmente surf -, universidades e escolas, Marcelo e sua esposa Heloísa Azevedo viajam pelo Brasil alertando pessoas sobre a necessidade de preservar as praias para garantir uma melhor qualidade de vida. “Somos a ONG oficial do SuperSurf e realizamos a gestão ambiental de todas as etapas”, disse Heloisa.
 
Em um motorhome, o casal percorre o país colaborando com a limpeza das praias e também recolhendo assinaturas para um abaixo assinado que pede a construção de estações de tratamento de esgotos em todos os municípios litorâneos. De um milhão de assinaturas necessárias para que o projeto se transforme em lei federal, já foram coletas 120 mil.
 
Durante o mês de janeiro, o grupo passou pelo litoral norte de São Paulo e fizeram várias expedições nas praias locais. Em Ubatuba, na praia de Maranduba, foi realizado um trabalho com o Camping Clube Brasil e freqüentadores da praia.  “Fomos até a Ilha da Ponta, que fica em frente ao camping, para coletar o lixo deixado por visitantes e também levado pelas correntes”, explica Heloisa.
 
“É uma ilha completamente deserta e ninguém se preocupa com a limpeza. Também constatamos que já não existem muitos peixes em volta dessa ilha e até os ouriços já não se reproduzem por lá. Uma perda para todos nós”, lamenta. Em uma das expedições, na Ilha da Ponta, foi colocada uma placa, feita com material encontrado na areia e reaproveitado.
 
Apóiam essa iniciativa as empresas HD, Tent Beach, Belmacut, Utwo, Impacto Radical, Super Surf, DPZ, Gretta Silk e Oakley. Para obter mais informações acesse Sospraiasbrasil.cjb.net .

 

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