SOS Praias Brasil varre praia do Rosa

0

Marcelo Marinello, presidente da ong SOS Praias Brasil, dá uma geral na praia do Rosa depois da etapa de abertura do SuperSurf 2005. Foto: Divulgação.
Depois de cinco dias sediando a etapa de abertura do circuito brasileiro SuperSur 2005, em pleno feriado de Tiradentes (de 20 a 24 de abril), a praia do Rosa, em Imbituba, mostrou o reflexo que um evento desse porte pode causar em um local repleto de natureza.

 

Para colocar ordem no quintal de casa, depois do campeonato os agentes da ong SOS Praias Brasil acamparam no Rosa para uma limpeza geral no local.

 

Marcelo Marinello e a esposa Heloísa, responsáveis pela ong, fizeram a gestão ambiental do evento com ajuda de voluntários.
Mesmo com o término do SuperSurf, os agentes permaneceram na região para checar as condições das praias.

 

Em 40 minutos de expedição, foram retiradas mais de mil bitucas de cigarros das areias do Rosa. Foto: Divulgação.

“Com a entrada de um grande swell, o mar chegou até a vegetação trazendo lixo que mesmo após o encerramento do campeonato permanecia na área”, esclarece Heloísa, presidente da ong. “Foi um grande trabalho e agora podemos dizer que a praia ficou realmente mais limpa”.
 
Mesmo assim, o resultado foi alarmante. O que mais chamou atenção foi o saldo de uma ação. Em 40 minutos de expedição, foram retiradas mais de mil bitucas de cigarros das areias do Rosa.

 

“Chegamos à conclusão de que os fumantes não estão preocupados com a saúde deles e muito menos com a da natureza”, analisa Heloísa.
 

Campeão da etapa, Fábio Gouveia conferiu de perto as ações do SOS Praias Brasil. Foto: Divulgação.
Em entrevista ao canal a cabo Sportv, Marinello alertou que tartarugas marinhas e golfinhos estão morrendo ao ingerir essas substâncias. Binho Nunes, Jojó de Olivença e o campeão da etapa, Fábio Gouveia, entre outros surfistas, estiveram na barraca da ong e conferiram de perto o trabalho realizado pela galera.
 
O programa Zona de Impacto, que transmitia ao vivo o evento, mostrou a quantidade de lixo coletado pelos agentes. O programa estava comemorando o oitavo aniversário e distribuiu vários presentes na praia. Abraçando a idéia da SOS Praias, a equipe colaborou com as gincanas. Os vencedores levaram brindes do Sportv.
 
As crianças não ficaram de fora e recolheram papelões, canudos plásticos, latas, entre outros objetos jogados pela praia. “Contamos com a ajuda de voluntários e espalhamos lixeiras ecológicas e placas informativas na área de campeonato”, explica. Segundo Heloísa, todos entraram no clima e até a locução do evento contribuiu com a preservação, pedindo a colaboração geral para a manutenção e limpeza da praia.
 
Também foram coletadas assinaturas para o abaixo assinado que pede a construção de estações de tratamento de esgotos em todos os municípios litorâneos. Para que o projeto se transforme em lei federal são necessárias um milhão de assinaturas – foram coletadas 130 mil até o final do mês passado.
 
Quem quiser abraçar a causa e colaborar com o projeto é só entrar em contato com a SOS Praias Brasil pelo site www.sospraiasbrasil.cjb.net. A ong conta com a parceria de empresas conscientes da importância de preservação e respeito pela natureza como a HD, Tent Beach, Oakley e Abril Eventos.