Balangan

Sossego balinês

0

No Bukit de Bali estão as melhores esquerdas da ilha. As mais famosas são Uluwatu e Padang Padang, ondas mais pesadas e muito procuradas por quem procura fazer um surf de performance, no entanto com muito crowd.

As outras opções são Bingin, Dreamland e Balangan. Estes picos são menos crowd e com poucos surfistas de alta performance, portanto mais fáceis para surfar e com ondas menos disputadas.

Este ano fui para Bali na companhia da minha namorada Sonia Almeida e escolhi a praia de Balangan para me hospedar. Além de ser muito bonita, é a praia menos agitada do Bukit. Tem uma extensa área de areia branca e, tirando Uluwatu e Padang Padang, você encontra as melhores ondas e um crowd mais tranquilo.

Balangan é uma praia com um ambiente mais familiar, onde é comum ver pais e filhos ainda crianças surfando juntos. Pela sua extensão, as pessoas ficam mais tranquilas com diversos warungs espalhados pela praia, onde podem comer e beber o que Bali oferece de melhor.

Ficamos hospedados em uma pousada muito charmosa, ideal para quem está com uma companhia feminina – Brothers Bungalow Balangan. Por apenas R$ 160, diária com café da manhã. Além do restaurante da pousada, há outras boas opções de refeições nos arredores. Detalhe,  está bem próximo de Jimbaran, uma praia com uma infinidade de opções e com uma pegada bem turística.

Nas vezes em que fui surfar em Uluwatu encontrei um mar super crowd com mais de 100 surfistas no pico, um rabeando os outros e com ondas demasiadamente disputadas, o que não ocorre em Balangan. Esta impressão também foi passada por um amigo que estava com a gente, o Sandro Santinoni, de Santa Catarina, que voltava de lá comentando as rabeadas que havia tomado.

Balangan ainda é uma praia com pouca concentração de pousadas e comércio, com um clima meio rural, tranquila, com altas ondas, além de ter um estrada interna com pouco tráfego onde você vai fugir do trânsito do Bukit e poder ir rapidamente para  Jimbaran e Kuta, locais de compras, agitos e bons restaurantes.