SP Contest define campeões da terceira etapa

Marcos Salusse, terceira etapa circuito Maresia SP Contest, praia de Juqueí, São Sebastião

Marcos Salusse leva a categoria Open. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.
A terceira etapa do Maresia SP Contest foi encerrada no último domingo na praia de Juqueí.

 

A competição, realizada em ondas de 1 metro com boa formação, valeu como seletiva para os surfistas da Zona Oeste para o confronto final do circuito da Grande São Paulo, que rola em outubro.

 

As duas categorias principais foram vencidas por surfistas de Pinheiros – Marcos Salusse, na Open, e Marcelo Melo, no Longboard.

 

No longboard, Marcelo Melo teve como grande rival o seu colega de sala no trabalho, Michel

Finalistas da categoria Open Zona Oeste. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.
Bondezan, e garantiu o tricampeonato da região no último minuto.

 

Já na Open, Salusse e Pedro Regatieri, do Jardim Paulista, terminaram empatados na pontuação.

 

Porém, no critério de desempate, levou a melhor o atleta de Pinheiros, que marcou a melhor onda da bateria, um 5,75.

 

Ainda na briga para entrar no time da Zona Oeste, Max Motta foi o vencedor da Júnior.

 

O final de semana também contou com a disputa SP Trials, um ranking qualificatório para surfistas de outras regiões. Rafael Ulbrich, de Santo André, levou na Open, enquanto que Bruno Pagani, do Tatuapé, faturou no pranchão.

 

Na Open local, para surfistas de São Sebastião, Júnior de Juqueí, foi o melhor. A etapa teve um valor especial e histórico, por ter sido a vigésima realizada nos quatro anos do circuito, que desde o início tem o patrocínio da Maresia Boardtech e o apoio de pranchas Glasser.

 

As emoções nas finais começaram com o longboard SP Trials. Paulo Banys começou liderando, mas Bruno Pagani (campeão da Zona Leste neste ano) virou com a melhor nota da bateria, 6,75 pontos, garantindo a vitória.

 

O experiente Alexandre Ramires ainda tentou mudar o resultado, tirando um 5 e terminou como vice e o novo líder do ranking. Banys foi o terceiro colocado, seguido de Glebson Siqueira.

 

Na categoria Júnior ZO, Max Motta, irmão mais novos de dois conhecidos surfistas da capital, Diego e Gregório Motta, foi superior aos rivais e garantiu a vitória a partir de sua segunda onda.

 

Flávio Amato (Itaim Bibi) ficou em segundo lugar, com os irmãos Rafael e Felipe Esteves ficando em terceiro e quarto lugares. Os quatro atletas garantiram vagas na grande final do Circuito. Logo depois, foi realizada a final da Open Local, mexendo com os moradores da cidade.

 

Maer Marques, de Camburi, garantiu a melhor nota do evento, 8,25 pontos, porém no minuto final, Júnior de Juqueí conseguiu uma direita muito boa, com uma sequência de batidas fortes. Precisava de 6,76 para vencer e conseguiu dos juízes nota 7. “Tô em casa né?”, vibrou o surfista. Maer terminou como vice, Adriano Camargo foi o terceiro colocado e Gilmar Pulga o quarto.

 

No Longboard ZO, os quatro finalistas entraram na final já classificados para o Confronto Final, mas a disputa foi acirrada pelo título da região. Michel Bondezan, de Alphaville, liderou toda a bateria e Marcelo Melo virou o resultado no minuto final, com uma onda 4,5 pontos, repetindo o resultado de 2004. Com o resultado, Melo sagrou-se tricampeão.

 

“Aguentei as provocações do Michel a semana inteira, mas agora vou comemorar e ele vai ter de escutar”, disse o vencedor, que trabalha na mesma sala do rival na Nivana Turismo.

 

##

 

Bruno Pagani vence no Longboard SP Trials. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.

“Agora, é pensar no título do Circuito. Espero que a final seja em ondas grandes, como eu gosto”, afirmou Melo, que tem 32 anos e treina na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Apesar de perder o título no finalzinho, Michel ficou feliz.

 

“Poxa! Eu não tenho nem long. Não tenho como treinar. Competi com uma prancha emprestada”, justificou o atleta. João Renato ficou em terceiro lugar e o experiente Cláudio Carcaça (que já venceu a Zona Leste) terminou em quarto.

 

No SP Trials, a final valia a liderança do ranking, até então liderada por Pedro Regatieri (que não competiu por estar atuando na Zona Oeste).

 

 

Finalistas da categoria Open Local. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.
João Carlos Chaves foi o grande nome de toda a etapa, mas na final não achou as ondas. Quem estava sintonizado com as “séries” foi Rafael Ulbrich, de Santo André e campeão do ABC em 2004. Com a vitória ele assumiu a ponta do ranking.

 

“É uma disputa bem forte e vale também para manter o ritmo, treinar bem, sem falar que é mais um título na carreira que estamos batalhando”, disse Ulbrich, de 30 anos.

 

Michel Cardoso ficou em segundo lugar e assumiu a vice-liderança da classificação. Ainda na final, Pedro Oliveira foi o quarto colocado.

 

Para fechar o evento, mais uma final empolgante. Pedro Regatieri, que surfou muito bem todas as baterias classificatórias, começou bem a decisão, com 4,10 pontos e optou por escolher bem as ondas. Marcos Salusse garantiu a melhor nota da bateria, 5,75, e assumiu a ponta no meio da disputa. Mas no minuto final, os três rivais pegaram ondas praticamente juntos.

 

Gregório Motta, do Jardim Paulista, manteve a quarta colocação, Ricardo Capeletto, de Osasco, também não conseguiu virar, ficando em terceiro lugar. E, para esquentar os ânimos, Pedrinho tirou 4,85 pontos, empatando em primeiro lugar. No critério de desempate, justamente a melhor onda, Marcos levou a melhor.

 

“Não acreditei. Levei um susto. Fiquei esperando uma onda melhor, mas ela não veio. O importante é ter vencido”, festejou Marcos, que está com 23 anos e treinar em Guarujá no Sobre as Ondas.

 

Como prêmio pela vitória, ele ganhou uma passagem aérea para o Rio de Janeiro, uma prancha Glasser e kits BHS e Maresia Boardtech. Para Pedrinho, restou lamentar.

 

“Senti o gosto da vitória, mas não vou desanimar. Agora é pensar no título geral em outubro e treinar ainda mais”, comentou o vice-campeão, que ano passado terminou como o quarto melhor do Circuito da Grande São Paulo.

 

Além dos quatro finalistas, estão classificados na categoria Open para a grande final pela Zona Oeste os surfistas Alexandre Miranda, do Jardim Paulista, Gustavo Jacob e Henrique Tricca, ambos do Parque São Domingos, e Fábio Hiena, do Butatã.

 

Na Tent Beach Expression Session, Max Motta foi o vencedor com uma batida de frontside.

 

O Confronto Final do Maresia SP Contest reúne os melhores surfistas da Grande São Paulo nos dias 29 e 30 de outubro na praia do Tombo,  Guarujá.

 

Antes, o campeonato terá as seletivas da Zona Norte, dias 30 e 31 de julho no Píer de Agenor de Campos, em Mongaguá, e o ABC, dias 3 e 4 de setembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.

 

O IV Circuito Maresia SP Contest tem o patrocínio principal da Maresia Boardtech. A Seletiva Zona Oeste contou com o apoio da Ala Moana, Wape, Board Shop, Natural Surf Shop, Teccel, Gretta Silk, Associação de Surf de São Sebastião, Prefeitura de São Sebastião, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

 

Expression Session: Tent Beach Boardshop. Board Sponsor: Glasser Future Surf Boards. Acessory Sponsor: BHS. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf e Associação de Surf da Grande São Paulo.

 

##

 

Rafael Ulbrich, campeão da categoria Open SP Trials. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.
Resultados


Open – oito primeiros estão classificados para o confronto final

 

1 Marcos Salusse (Pinheiros)*
2 Pedro Regatieri (Jardim Paulista)

3 Ricardo Capeletto (Osasco)

4 Gregório Motta (Jardim Europa)

5 Alexandre Miranda (Jardim Paulista) 

5 Gustavo Jacob (Parque São Domingos)

7 Fábio Hiena (Butantã)

7 Henrique Tricca (Parque São Domingos)

7 Sérgio Leite (Real Parque) – alternate da equipe ZO para o confronto Final


 

 

Júnior não deu mole e faturou a categoria Open Local. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.

Longboard – três primeiros estão classificados para o confronto final

 

1 Marcelo Melo (Pinheiros)
2 Michel Bondezan (Alphaville)
3 João Renato (Vila Madalena)
4 Cláudio Carcaça (Jaguaré)
5 Guga Pires (Jaguaré) – alternate da equipe ZO para o confronto final
5 Alexandre Miranda (Jardim Paulista)
7 Marcelo Escobar (Pompéia)
7 Marcelo Lima (Perdizes)
7 Reinaldo Andraus (Santa Cecília)

 

Júnior – quatro finalistas estão classificados para o confronto final

 

1 Max Motta (Jardim Europa)
2 Flávio Amato (Itaim Bibi)
3 Rafael Esteves (Perdizes)
4 Felipe Esteves (Perdizes)

 

Open SP Trials

 

1 Rafael Ulbrich
2 Michel Cardoso
3 João Carlos Chaves
4 Pedro Oliveira

 

Longboard SP Trials

 

1 Bruno Pagani
2 Alexandre Ramires
3 Paulo Banys
4 Glebson Siqueira

 

Open Local

 

1 Júnior de Juquehy
2 Maer Marques
3 Adriano Camargo
4 Gilmar Pulga

 

Ranking

 

Open SP Trials – Depois de três etapas 

 

1 Rafael Ulbrich 1961
2 Michel Cardoso 1.900
3 Pedro Regatieri 1.800
4 Carlos Tizon 1.679
5 João Carlos Chaves 1.620
6 Daniel Gonçalves 1.574
7 Denis Rodrigo 1.385
8 Hugo Verasto 1.312
 
Longboard SP Trials

 

1 Alexandre Ramires 1.710
2 Paulo Menezes 1.431
3 Glebson Siqueira 1.385
4 Rodmilson Scheuer 1.086
5 João A. Chaves 1.062

6 João Renato 1.043
7 Leonardo Paioli 1.000
7 Bruno Pagani 1.000

 

* Obs.: Marcos Salusse e Pedro Regatieri terminaram com a mesma pontuação e o desempate ocorreu pela melhor onda na final.

 


 

Exit mobile version