Válido pela última etapa do Circuito Brasileiro de Longboard, a segunda etapa do Petrobras Longboard Classic começou nesta sexta-feira na praia da Macumba, Rio de Janeiro (RJ).
Em ondas de até 1 metro, os atletas começaram a briga pelo título nacional e pelos R$ 25 mil oferecidos para a categoria Masculina. As mulheres lutam por prêmios que somam R$ 5 mil e também pelo troféu de melhor longboarder do país.
Neste primeiro dia, aconteceram apenas as baterias da categoria Masculino Profissional. O atual líder do ranking, Rodrigo Sphaier, caiu na água contra o capixaba Felipe Lacerda e venceu a disputa.
“Estou muito focado para esta competição. Espero atingir meu objetivo que é o título de brasileiro, que ano passado bateu na trave”, diz Rodrigo Sphaier.
Um dos destaques do dia foi Caio Teixeira, atleta da cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos (RJ), que superou Phil Rajzman, campeão mundial de 2007. O surfista fez a segunda melhor nota do primeiro dia, 8.67 pontos.
“Ganhei do Phil, ganhei do cara que me fez começar a pegar onda de pranchão e que acabou de ser quinto colocado no mundial, só isso já basta. Estou muito feliz te ter vencido uma bateria contra um ídolo”, revela Teixeira, que cai na próxima bateria contra o paulista Jefson Silva.
Outro surfista que se destacou foi Rodrigo de Sousa, que fez a maior média do dia, 16.30. O local da praia da Macumba ocupa a terceira colocação no ranking e está vivo na luta pelo título. Quem conseguiu a maior nota foi o decacampeão brasileiro Picuruta Salazar, que cravou 8.83 pontos.
No sábado as baterias serão reiniciadas a partir do terceiro round. Os atletas entram na água às 7 horas.
Ações sociais A segunda etapa do Petrobras Longboard Classic recebe a ação social Praia Para Todos, uma iniciativa do projeto Espaço Novo Ser.
A ideia do projeto é promover a acessibilidade para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam voltar a desfrutar das praias cariocas. O projeto já devolveu a alegria do contato com o mar e com a natureza a dezenas de pessoas.
Além do Praia Para Todos, o projeto Espaço Novo Ser também oferece outras ações adaptadas, como o surf, que é coordenado pelo organizador do Petrobras Longboard Classic, Rico de Souza.
Octaviano Bueno, campeão brasileiro de 1984, também está presente no evento. “Taiu”, como é conhecido, sofreu um acidente em 1991 que o deixou tetraplégico. Depois de 19 anos sem surfar, amigos adaptaram um pranchão para que ele pudesse voltar a deslizar sobre as ondas do Guarujá, onde mora.
“Existe o stand up surf, não é? A minha modalidade é o Sit Down Surf (risos). Brincadeira, depois que eu voltei a surfar voltei a ter expectativa de entrar na água, de saber como estão as ondas. Sentir isso depois de 19 anos é muito louco. Planejo levar o projeto do surf adaptado adiante, com certeza”, finaliza Taiu Bueno.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a etapa da praia da Macumba realiza uma ação ambiental para revitalizar a vegetação nativa da orla.
O órgão cedeu novas mudas de plantas e também toda a mão-de-obra necessária para reconstruir cercas de madeira que circulam e protegem a vegetação. Neste sábado todos os presentes no evento participam do plantio das mudas.