SupClub

Stand Up World Series

AC OPEN 2013. Foto: divulgação Waterman League

Por Redação SupClub

São Francisco, Califórnia, foi palco, no último final de semana, das disputas de SUP race da “AC Open”, sétima etapa da Stand Up World Series e segunda parada da trilogia norte-americana do circuito, cuja primeira parada foi disputada em Chicago, na semana anterior (clique aqui).

A competição fez parte das festividades da America’s Cup, uma das mais tradicionais e importantes regatas de barco à vela dos EUA, e atraiu alguns dos grandes nomes do SUP mundial, entre eles, Connor Baxter, Kai Lenny, Eric Terrien, Annabel Anderson, Kody Kerbox, Ryan Helm e Mo Freitas. O evento, foi disputado em dois dias, sendo o sábado dedicado às disputas de longa distância e o domingo às provas de sprint.

A race de distância de sábado foi vencida novamente pelo havaiano Connor Baxter. A conquista, porém, não foi fácil. Kai Lenny assumiu a liderança logo no início e segurou sua posição durante a maior parte da corrida, chegando a alcançar uma vantagem de 16 segundos sobre seu principal rival. Mo Freitas vinha logo atrás de Connor, em terceiro, mas se aproximava perigosamente do líder do circuito, dando a impressão de que a briga de Connor seria pela segunda colocação. Só que na parte final da disputa, quando os remadores tiveram que remar contra o vento, Baxter mostrou porque é considerado um fenômeno dos remos imprimindo um rítmo alucinante para alcançar e ultrapassar Kai, garantindo mais uma vitória.

Outro desempenho marcante no primeiro dia foi o da neozelandesa Annabel Anderson, quinta colocada “overall”, remando o tempo todo no pelotão de elite masculino, e primeira colocada entre as mulheres. 

SURPRESAS NO DOMINGO

No segundo dia de disputas novamente vitória de Annabel Anderson, porém, não sem alguns percalços. Tento em vista o reduzido número de competidoras, as baterias de sprint no feminino foram disputadas em três finais, sendo a vencedora quem obtivesse a melhor somatória de resultados. Jenny Kalmbach, costa-riquenha que há muitos anos vive no Havaí, surpreendeu e foi a primeira colocada na primeira bateria, deixando Annabel em segundo. Na segunda rodada os resultados foram invertidos, o que fez do terceiro e último round decisivo. Annabel largou na frente, porém, ao contornar a segunda boia, caiu da prancha juntamente com Kalmbach, permitindo que Halie Harrison assumisse a frente, porém, no final da corrida, ambas conseguiram ulrapassar Harrison, e a prova terminou com Annabel Anderson em primeiro e Jenny Kalmbach em segundo lugar, resultado que também foi o geral final.

Enquanto isso, nas disputas do masculino, a grande final da sprint foi novamente dominda por havaianos. Kai Lenny largou muito bem abrindo boa vantagem, ao passo que Connor Baxter ficou embolado junto com o pelotão de remadores em torno do primeiro par de bóias. Connor rapidamente cosneguiu se desvencilhar do pelotão, mas não a tempo de alcançar Lenny, que conseguiu conquistar a vitória e dar o troco em seu rival. 

Tendo ambos um primeiro e um segundo lugar, foi realizada uma bareria de desempate que foi disputada cabeça a cabeça. Uma briga duríssima que voi vencida por Baxter para garantir o título overal da “AC Open” e se distanciar ainda mais na liderança do ranking 2013.

AC OPEN 2013 – STAND UP WORLD SERIES

RESULTADO OVERALL 

MASCULINO
 Connor Baxter (2.7 points) 
2nd: Kai Lenny (2.7 points)
3rd: Zane Schweitzer (7 points)
4th: Mo Freitas (8 points)
5th: Kody Kerbox (9 points)
6th: Eric Terrien (12 points)

FEMININO
 Annabel Anderson (1.4 points)
2nd: Jenny Kalmbach (4 points)
=3rd: Jen Lee (7 points)
=3rd: Halie Harrison (7 points)

LONGA DISTÂNCIA

TOP 10 MASCULINO
 Connor Baxter (1:08:44)
2º Kai Lenny (1:08:51)
3º Mo Freitas (1:09:59)
4º Zane Schweitzer (1:11:10)
5º Kody Kerbox (1:11:47)
6º Eric Terrien (1:11:59)
7º Ryan Helm (1:14:20)
8º Joshua Riccio (1:15:44)
9º Noa Ginella (1:17:34)
10º Jeremy Vaine (1:25:43)

FEMININO
  Annabel Anderson (1:11:32)
2º Jenny Kalmbach (1:18:39)
3º Jen Lee (1:35:09)
Halie Harrison (1:32:03) DSQ
Jen Fuller (1:42:26) DSQ

SPRINT RACE

FINAL MASCULINO
 Kai Lenny
2º Connor Baxter
3º Zane Schweitzer
4º Kody Kerbox
5º Mo Freitas
6º Eric Terrien

FINAL FEMININO
 Annabel Anderson 
2º Jenny Kalmbach 
3º Halie Harrison 
4º Jen Lee 

Fonte: Waterman League

 

Exit mobile version