Stella Maris sedia seletiva do Lui Lui Festival

0

Bruno Pitanga não se deu bem no primeiro dia de evento, mas tenta dar a volta por cima neste domingo. Foto arquivo: Edi Marcos.
Os vencedores da primeira seletiva nordestina do Lui Lui Surf Festival, o Brasileiro de Surf Universitário, serão conhecidos neste domingo (26) na praia de Stella Maris, em Salvador (BA).

 

A competição, que começou neste sábado, com boas ondas de até 1 metro, reúne 47 surfistas devidamente matriculados em faculdades da Bahia, Sergipe e Alagoas.

 

As disputas começam às 8 horas. As finais das categorias masculina, feminina e do tag team (revezamento) entre as universidades estão previstas para a partir das 13 horas.
       

Neste sábado, o melhor do dia foi um sergipano, Diogo Lemos (Design Gráfico/ Unit). Ele somou 14,75 pontos de 20 possíveis. O segundo colocado foi o surfista local, Heloy Júnior (Biologia/ Unime), com 12,90, seguido de outro baiano, Carlos Guilherme (Veterinária/ UFBA), com 11,25, e do alagoano Sérgio Pontes (Administração/ FAL), com 9,45.

 

A competição apresenta formato inovador de classificação e todos os surfistas voltam ao mar neste domingo para disputar uma nova bateria. Os oito competidores com as melhores somatórias (nas duas fases) seguem para a semifinal.


Desse modo, alguns atletas que não foram bem neste sábado têm a chance de tentar reverter o resultado. É o caso dos dois favoritos, os líderes do Circuito Baiano de Surf Universitário, Bruno Pitanga (Condicionamento Físico aplicado à Cardiologia/ Unime), que amargou apenas a 21a colocação, e Lalo Giúdice (Marketing/ Unime), em 14o lugar.

 

Uma das atrações será o tag team, que classificará uma equipe de cada estado para a grande final do Circuito, no início de dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião.
Entre as grandes cotadas estão a baiana Unime e a alagoana Fal. Esta última, inclusive, vai competir com dois times e vem mostrando muita união entre seus atletas. Todos ficam juntos torcendo pelos companheiros e usam o adesivo da faculdade nas pranchas.

 

“Temos um grande apoio, com bolsas, pagamento de viagens, hospedagem, alimentação e inscrição nos campeonatos”, afirma Klinger Peixoto (Hotelaria), que foi o melhor nordestino no Brasileiro do ano passado, ficando em nono lugar.

 

Nas disputas individuais, os vencedores ganharão passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil operado pela TAM. Os vice-campeões levam pranchas Storm Rider e os quatro finalistas, kits Billabong, Lui Lui, Bully?s, Renault e Sundown.

 

Já o campeão brasileiro voltará da praia de Maresias com um automóvel Renault e uma passagem aérea da TAM para Paris, França. A melhor do feminino também vai viajar para a capital francesa.
       

No próximo final de semana, o Lui Lui Surf Festival continua no Nordeste, com a etapa na Baía de Maracaípe, em Pernambuco, valendo para surfistas pernambucanos, cearenses, potiguares, maranhenses, paraibanos e piauienses. Na grande final, em Maresias, estarão competindo atletas de todo o litoral brasileiro.