Os campeões do mundo Mike Stewart e Guilherme Tâmega confimaram presença no Búzios Bodyboarding 2009. Os dois veteranos ainda brigam pelo título mundial e prometem verdadeiras batalhas no outside de Geribá (RJ).
Em 1983, o havaiano Mike Stewart faturava seu primeiro título mundial de bodyboarding e iniciava uma das trajetórias mais vencedoras de um atleta na história das modalidades individuais.
Onze anos depois, surgia um novo fenômeno da modalidade. Ele começava a por em risco a supremacia do já então nove vezes campeão do mundo. Era o brasileiro Guilherme Tâmega.
Passados quinze anos, Guilherme, seis vezes campeão do mundo, e Mike, nove vezes coroado como o melhor bodyboarder do planeta, continuam travando duelos emocionantes e a batalha terá um novo capítulo.
Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro os dois atletas se encontram no Búzios Bodyboarding Pro 2009, que encerra as etapas de nível internacional do IBA World Tour.
A praia de Geribá terá durante os cinco dias de evento uma das disputas mais acirradas que o esporte
mundial já presenciou. Além dos 1.000 pontos e US$ 35 mil oferecidos no ranking mundial, o evento terá uma importância a mais. O atleta que vencer esta etapa, se credencia para lutar pelo título da temporada 2009.
“Vou ao Rio procurando melhorar minha situação no ranking mundial. Quero chegar com boas chances de disputar o título na última etapa”, explica o brasileiro Guilherme Tâmega, atual quinto colocado no tour. “Eu ainda tenho chances de título e isso é o que importa. Agora é acreditar e lutar até o fim. Competir no Rio é sempre maravilhoso e atuar em casa não tem preço”, completa.
Além da disputa entre Guilherme Tâmega e Mike Stewart, o evento de Búzios contará com diversos atrativos que prometem chamar muito a atenção do público. Aliás, as expectativas para o evento são as melhores possíveis.
A previsão de ondas mostra que um incrível swell se aproxima da cidade e os organizadores e atletas esperam condições épicas para a realização da etapa. A expectativa é que já no primeiro dia de competições o evento aconteça em ondas de 2,5 metros e boa formação, um atrativo a mais para quem pensa em acompanhar de perto o campeonato.
Se entre os homens a disputa promete levantar a torcida, no feminino a emoção promete ser ainda maior. O motivo é simples, as líderes do circuito mundial já confirmaram presença na etapa e a diferença entre a primeira colocada, Neymara Carvalho, e a segunda, Eunate Aguirre, é de apenas quinze pontos.
Além das duas, outras brasileiras estão bem posicionadas no ranking e prometem embolar a disputa pelo título mundial. A cearense Isabela Sousa, terceira colocada no mundial 2008, ganhou vida nova depois dos bons resultados na Europa e se credencia como uma das favoritas ao título da etapa. A carioca Jéssica Becker também evoluiu bastante e agora pretende melhorar o vice-campeonato do tour mundial na temporada passada.
Brazucas brigam por posições – O time brazuca também segue em busca de resultados expressivos no Búzios Bodyboarding 2009. Uma boa colocação na praia de Geribá pode colocar os competidores nacionais em melhores posições no ranking e aumentar a chance dos atletas para o circuito do ano seguinte.
O catarinense Eder Luciano se encontra nesta posição. Atual 12º colocado no tour mundial, Eder, que venceu a etapa de Peniche, em Portugal, busca trocar seus pontos em Búzios para chegar ao último evento do tour melhor ranqueado.
“Quero aproveitar o ritmo de resultados que tive na Europa e conseguir outra boa colocação aqui no Brasil. Vou com tudo em busca da vitória, pois só o primeiro lugar me interessa”, afirma Eder.
Inscrições prorrogadas – Devido à grande busca por vagas, os organizadores do evento decidiram adiar as inscrições até o dia do check-in sem que houvesse alteração nos valores.
Com isso, os atletas que ainda não garantiram presença na etapa têm até o dia 29 (para os amadores) e 30 (para os profissionais) para fazer o pagamento.
Para asistir a transmissão ao vivo e para obter mais informações sobre o evento, acesse o site Búzios Bodyboarding 2009.