Com duas décadas no mercado, o foco da rede de surf shops Sthill é investir na comunidade em que está inserida. Um grande exemplo é o patrocínio da Escola Radical da Prefeitura de Santos (SP), primeira escola de surf pública do país desde a sua criação, há 17 anos.
No local, instalado na praia do José Menino, entre os canais 1 e 2, o professor Cisco Araña une a aprendizagem do surf e bodyboard às questões sociais, introduzindo deficientes visuais e idosos no esporte.
A diretoria da Sthill também investe em campeonatos que interajam com a sociedade, como o A Tribuna de Surf Colegial, realizado este ano na Praia Grande, e o Earthwave Festival de Surf Ecovias.
“A empresa sempre teve como foco a responsabilidade social e somos parceiros de eventos que promovem ações voltadas à comunidade. Temos o A Tribuna Colegial, que incentiva os estudos, e o Earthwave, preocupado com a defesa do meio ambiente”, afirma Leandro Sato, marketing da rede de surf shops que teve o início de suas atividades em Santos.
Os parceiros destacam a importância da Sthill nos eventos. “A Sthill sempre apoiou a Escolinha Radical, em todos os momentos. Temos de agradecer muito por este investimento. É um exemplo de uma empresa preocupada com a comunidade”, afirma Cisco Araña.
Em sua 14ª edição, o torneio A Tribuna de Surf Colegial teve suas finais disputadas no último domingo (27/9) na praia da Guilhermina, Praia Grande. A competição reuniu surfistas com até 18 anos regularmente matriculados em escolas de Bertioga a Peruíbe.
Já o Earthwave Festival de Surf Ecovias é realizado pelo terceiro ano no Quebra-Mar, Santos, de 2 a 4 de outubro, e tem como objetivo chamar a atenção do mundo contra o aquecimento global.
O evento é realizado simultaneamente em vários países, como África do Sul, Tahiti, Japão, Austrália e Hawaii. O principal atrativo é a tentativa de quebra de recorde mundial do maior número de surfistas na mesma onda. Santos detém a marca, com 100 surfistas em pé em suas pranchas ao mesmo tempo.
Além da tentativa do recorde, o Festival de Surf Ecovias conta com disputas esportivas, como o Nacional Amador de Longboard, em várias categorias; o Brasileiro Profissional de Stand-Up (surf a remo), com premiação de R$ 5 mil; bem como a grande novidade, a Remada em Duplas (revezamento).