Santa Catarina será a capital nacional do surf nas primeiras semanas de abril.
Além de sediar pelo segundo ano seguido as etapas de abertura das duas divisões do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), também recebe a ?festa de premiação dos melhores de 2006? reunindo a nata do esporte.
Marcam presença na homenagem os atuais campeões brasileiros de todas as categorias: Jihad Khodr (PR) e Andréa Lopes (RJ), do SuperSurf, Leonardo Neves (RJ) e Krisna de Souza (RN), da divisão de acesso, e Carlos Bahia (SP) e Karina Abras (SC), do Longboard.
A festa está marcada para o domingo na Confraria das Artes, badalada casa noturna de Florianópolis localizada na Lagoa da Conceição.
Os atletas Top 16 do masculino e Top 8 do feminino, bem como os veículos de imprensa que concorrem na melhor cobertura do circuito também serão homenageados.
?Há muitos anos não faziamos a festa na primeira etapa e isso tirava um pouco o brilho do acontecimento?, destaca Marcelo Andrade, diretor-executivo da Abrasp.
?Agora queremos seguir o exemplo da Association of Surfing Professionals, que realiza sua festa de premiação sempre na abertura do WCT, dando um glamour especial à festa e ao primeiro evento da temporada. E não poderia haver um lugar melhor para nossa festa, pois SC respira surf”, diz Andrade.
Mas, antes da festa, rola a etapa de abertura da divisão de acesso do circuito brasileiro a partir da próximaa quinta-feira. A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino já completou o limite de 140 participantes e promete grandes disputas na praia da Joaquina, também em Florianópolis (SC).
A competição classifica 10 surfistas para o novo grupo do SuperSurf que será formado por 44 atletas. O calendário das três etapas será idêntico ao do ano passado. Começa na praia da Joaquina, passa pela Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE), e será encerrada na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), onde o carioca Leonardo Neves confirmou o título de campeão da divisão de acesso no ano passado.
No entanto, Léo entrou no WCT e pelas regras da ASP não poderá mais participar de competições não válidas pelo circuito mundial. Mas, outros ex-integrantes do WCT competirão em Florianópolis, como Peterson Rosa (PR), Fábio Gouveia (PB), Paulo Moura (PE), Yuri Sodré (RJ), Guilherme Herdy (RJ), Renan Rocha (SP), Jojó de Olivença (BA), Joca Júnior (RN), Fábio Silva (CE) e Tadeu Pereira (SP).
A primeira competição termina no iníco da tarde e na noite também do domingo rola na Confraria das Artes a ?festa de premiação dos melhores de 2006?. Depois, a elite nacional segue para a praia da Ferrugem, Garopaba (SC), onde pelo segundo ano seguido rola a etapa de abertura do SuperSurf.
##
O circuito nacional mais rico do mundo será inaugurado no dia 11 e vai até o domingo seguinte. No ano passado, o campeão brasileiro Jihad Khodr começou com um vice-campeonato contra o cearense Claudemir Lima.
Na categoria Feminina, a carioca Andréa Lopes largou com vitória na temporada que terminou consagrada como tetracampeã brasileira, recorde de títulos em pranchinhas na história do circuito brasileiro.
Depois de mais de 15 anos na elite do surfe mundial, Peterson Rosa se dedicará exclusivamente ao SuperSurf para tentar igualar o feito de Andréa Lopes ainda neste ano.
O paranaense recebeu um convite especial da Editora Abril, que organiza a divisão principal do circuito brasileiro desde sua implantação emo 2000, para competir em todas as etapas.
Ele será uma das muitas atrações do SuperSurf 2007, que começa em Garopaba (SC) e depois passa por Saquarema (RJ), Ubatuba (SP) e São Sebastião (SP), até chegar na final na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Mas, para repetir os títulos brasileiros conquistados em 1994, 1999 e 2000, quando foi campeão da primeira edição do SuperSurf, Peterson Rosa terá que desbancar o surfista que foi descoberto e incentivado por ele desde jovem, o atual campeão Jihad Khodr, também local de Matinhos.
Eles se encontram pela primeira vez na Ferrugem, mas outros surfistas também são fortes candidatos ao título que vale um carro novo da da Volkswagen, prêmio oferecido pela Editora Abril aos campeões brasileiros da temporada. Além disso, mais R$ 150 mil serão divididos em cada etapa por todos os participantes do circuito nacional mais rico do mundo.
Outro fator que promete trazer ainda mais emoção na temporada 2007 é que o grupo do SuperSurf será reduzido para o ano que vem. A partir de 2008, o formato da competição será idêntico ao do WCT, inclusive com a repescagem para a primeira apresentação dos atletas em cada etapa.
Com isso, o número de integrantes da elite masculina cairá de 60 para 44 atletas e a feminina de 24 para 16. Só permanecerão os 24 primeiros colocados do masculino e as 10 melhores do feminino, com o restante do grupo sendo indicado pelos rankings de acesso das competições chanceladas pela Abrasp.
Premiação melhores de 2006
SuperSurf Jihad Kohdr (PR) e Andréa Lopes (RJ)
Divisão de acesso Leonardo Neves (RJ) e Krisna de Souza (RN)
Longboard Carlos Bahia (SP) e Karina Abras (SC)
Top 16 do Supersurf 2006
1 Jihad Khodr (PR)
2 Renato Galvão (SP)
3 Odirlei Coutinho (SP)
4 Leonardo Neves (RJ)
5 Simão Romão (RJ)
6 Wagner Pupo (SP)
7 Guilherme Herdy (RJ)
8 Daison Pereira (RS)
9 Flávio Costa (BA)
1: Beto Fernandes (SP)
1: Heitor Alves (CE)
12 Marco Polo (SC)
13 Marcelo Trekinho (RJ)
14 Gustavo Fernandes (RJ)
15 André Silva (CE)
16 Jano Belo (PB)
Top 8 do SuperSurf 2006
1 Andréa Lopes (RJ)
2 Taís de Almeida (RJ)
3 Cláudia Gonçalves (SP)
4 Suelen Naraisa (SP)
5 Juliana Quint (SC)
6 Tita Tavares (CE)
7 Alcione Silva (RN)
8 Yries Pereira (ES)