A World Cup of Surfing termina nesta sexta-feira em Sunset Beach, Hawaii. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com. |
O dia é decisivo também na batalha pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para o ASP World Championship Tour (WCT). O catarinense Neco Padaratz só tem dois adversários na corrida por um inédito bicampeonato mundial consecutivo no WQS,
Renan Rocha está com a mão numa vaga para o WCT e Fábio Gouveia ainda briga pela última, atualmente em poder de Bernardo Pigmeu, que já está fora da competição.
Seis brasileiros se classificaram para disputar as oitavas-de-final em Sunset Beach, mesmo número de australianos e norte-americanos. Os havaianos são maioria, com onze surfistas entre os 32 finalistas, e completam a lista um sul-africano, um espanhol e um japonês.
Além da busca por uma vitória na O?Neill World Cup of Surfing, que vale US$ 15 mil em prêmio, a segunda prova da Tríplice Coroa Havaiana tem seis surfistas envolvidos nas duas disputas principais do encerramento do WQS 2004 em Sunset Beach.
O catarinense Neco Padaratz confirma o primeiro lugar no ranking se passar mais duas baterias. Na quinta disputa das oitavas-de-final, ele tem uma parada duríssima contra o local de Sunset, Pancho Sullivan, o hexacampeão mundial Kelly Slater e o número 5 do WQS, Chris Ward, que o derrotou em sua estréia na quinta-feira.
Ainda assim, a condição mínima para que o sul-africano Greg Emslie e o australiano Phillip MacDonald supere os seus 11.400 pontos já computados é terminar entre os dois primeiros colocados no pódio da O?Neill World Cup of Surfing.
##
Renan Rocha já garantiu presença nas quartas-de-final da prova. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com. |
Concorrentes de Neco –
O vice-líder do ranking Luke Stedman já foi eliminado em mais um show “Fabuloso” de Fábio Gouveia nas direitas de Sunset Beach e Neco já entra na água sabendo do resultado de um dos seus dois adversários na disputa pelo título da temporada.
E a torcida é para que Fabinho continue abençoado achando os tubos de Sunset, pois agora vai encarar o tricampeão mundial Andy Irons, outro havaiano, Daniel Jones, além do número 3 do ranking, Greg Emslie, novamente.
O australiano Phillip MacDonald também tem que chegar na final e ficar entre os dois primeiros colocados e disputa a bateria seguinte a do brasileiro Neco Padaratz, contra os havaianos Frederick Patacchia e Ian Walsh e o japonês Masatoshi Ohno.
Se ambos se classificaram, terão um confronto direto pelo título mundial nas quartas-de-final, mas se o australiano tropeçar e o sul-africano também, Neco iguala os dois títulos mundiais do seu irmão Teco Padaratz (1992/99) e do australiano Jake Paterson (1996/2002), mas é o único bicampeão consecutivo da história do WQS.
Últimas vagas no WQS – Na outra ponta da tabela, três brasileiros estão envolvidos na batalha final pelas últimas vagas na lista dos 15 que serão classificados para o WCT de 2005. O paulista Renan Rocha defende a penúltima posição, já despachou o que ocupava a 15.a e última vaga e agora pode eliminar o norte-americano Ben Bourgeois, outro concorrente direto do lugar que passou a ser ocupado por Bernardo Pigmeu.
O pernambucano já está fora da competição e duas baterias seguidas podem definir sua classificação na relação provisória dos top-42 para o WCT 2005, que só poderá mesmo ser definida após o fechamento da temporada no Rip Curl Pipeline Masters.
Na terceira oitava-de-final, a torcida é para que Renan Rocha confirme seu retorno à elite do surfe mundial e que o norte-americano Ben Bourgeois fique em último lugar na disputa que ainda terá o australiano Mark Occhilupo e o espanhol Pablo Gutierrez. No confronto seguinte, tem Fábio Gouveia, que precisa ficar entre os dois primeiros colocados na O?Neill World Cup of Surfing para superar a pontuação de Pigmeu, contra o sempre favorito Andy Irons, Daniel Jones e Greg Emslie.
E aí vem Neco Padaratz e Kelly Slater na quinta bateria e os cariocas Leonardo Neves e Raoni Monteiro disputando as duas últimas baterias das oitavas-de-final. Mas, a estréia do Brasil no último dia do WQS 2004 não foi boa, com o pernambucano Paulo Moura sendo eliminado na segunda disputa por vagas nas quartas-de-final!