“Mar de Dentro”, é como a Lagoa dos Patos também é conhecida no Rio Grande do Sul. A lagoa, na verdade é uma laguna, a maior da América do Sul, com uma extensão de mais de 280 km e largura de 56km que carrega muitas lendas e estórias sobre sua navegação.
Considerada por experientes navegadores uma região única no planeta, a lagoa recebe fortes e perigosos ventos, para todos os tipos de barcos, e um fundo arenoso que varia muito em profundidade. Algumas áreas da Lagoa dos Patos são extremamente remotas e de difícil acesso, o que requer ainda mais experiência por parte de que quem navegar por suas águas, uma vez que uma busca pode ser muito complicada.
É dentro deste cenário que o remador Leandro Fraga, mais conhecido como Raí, deu início no mês passado ao projeto “Travessia Mar de Dentro”.
Raí partiu no dia 27 de janeiro da escola Raia 1, em Porto Alegre, e após remar por 152 km, aportou no dia 31 do mesmo mês no Iate Clube de Tapes, onde foi recebido pela equipe da Náutica Barreto, que presta apoio ao aventureiro.
No total, a travessia compreenderá a distância aproximada de 1000 Km, partindo do Lago Guaíba, em Porto Alegre, passando pelo Farol de Itapuã, contornando toda Lagoa dos Patos. Raí calcula que no total, levará 40 dias para concluir o desafio.
PREPARAÇÃO – A partir do início do ano de 2012, Raí começou sua preparação em direção à conquista deste objetivo trabalhando em múltiplas frentes:
– Preparação física – treinos diários, com ajuda de nutricionista e fisioterapeuta;
– Preparação psicológica;
– Estudo de todo o trajeto a ser feito com a ajuda de outros navegadores e conhecedores da região;
– Busca dos melhores materiais: remos, pranchas, roupas e acessórios em geral;
– Acompanhamento de biólogos, ecologistas, e estudiosos, para um conhecimento mais próximo da vasta fauna e flora da região.
Para eternizar esta façanha inédita, o remador está registrando suas remadas em vídeo, através de uma câmera a prova de água que leva consigo e pretende realizar um documentário de todas as etapas.
Planeja-se a utilização de filmagens através de barcos de apoio em determinados pontos e também o apoio de um helicóptero e carros de tração para acompanhar em alguns trajetos, sem restrições de terrenos.
Raí calcula que no total, levará 40 dias para concluir o desafio. O SupClub está em contato com Leandro Raí e iremos publicar eventualmente seus diários de remada aqui no site.
Mais informações também podem ser obtidas pela página oficial da Travessia Mar de Dentro no Facebook – Clique aqui.