SupClub

SUPer confraternização em Angra

0
960x720

Alunos e professores do Programa de Atividades Físicas, Esportivas e Especiais (Pafee), reúnem-se, na praia em frente ao Colégio Naval. Foto: Divulgação.

Alunos com deficiência, dos polos do Programa de Atividades Físicas, Esportivas e Especiais (Pafee), fizeram uma confraternização na manhã de terça-feira, dia 22, na praia em frente ao Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ). O secretário municipal de Esportes e Lazer, Luís Gustavo Soares, falou sobre a importância que as turmas de natação e stand up paddle (SUP) têm para a saúde e qualidade de vida. 

– É o primeiro passo de nossa equipe. Se melhorarmos a condição de saúde através do esporte, podemos economizar recursos no futuro, na área de saúde pública – disse Gustavo.

A confraternização começou ainda na areia da praia, com o grupo reunido fazendo orações de agradecimento pelas realizações de 2015. Em seguida, parte dos alunos foi remar nas pranchas de SUP. O evento foi encerrado com um lanche, em uma tenda montada pela Secretaria de Esportes.

1208x720

Professor Adolfo Jordão rema com aluna deficiente visual durante a confraternização. Foto: Divulgação.

A coordenadora de Esportes Adaptados e Qualidade de Vida, a professora Andréa Portugal, informou que a turma de SUP tem aulas na praia em frente ao Colégio Naval às quartas-feiras, das 9h às 11h. 

– A natação é oferecida na piscina da Unidade de Tratamento Diferenciado (UTD), que fica no Parque das Palmeiras, para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) – completou Andréa. Lá, as atividades acontecem às sextas-feiras, das 8h às 11h30. Além de Andréa, o professor de educação física Finho desenvolve as atividades com os alunos.

Rita de Fátima, uma das alunas, destacou a importância das turmas do Pafee destinadas a pessoas com deficiência: – Para outras pessoas pode parecer pequeno, mas para nós essa iniciativa é uma montanha de oportunidades, de incentivo à saúde, de estímulo psicológico – afirmou. 

Também estiveram presentes alunos que integram a Associação Angrense de Deficientes Físicos (Aadef) e da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev). Os polos do Pafee de natação e SUP já retornam às atividades em janeiro de 2016. As turmas de stand up paddle voltam com as pranchas no dia 5 e, a natação, no dia 23, na UTD-TEA. Mais informações sobre as atividades do Pafee podem ser obtidas na secretaria de Esportes e Lazer, na Rua do Comércio, 301, segundo andar, ou pelo telefone 3365-7670.

Fonte: angra.rj.gov.br