SuperSurf com pitada de acarajé

Armando Daltro

#O evento principal da segunda etapa do SuperSurf, o Circuito Brasileiro Profissional, começou nesta quarta-feira (22/05) com boas ondas de 1 metro, sol e muito calor na praia da Tiririca, em Itacaré, Bahia.

Logo na primeira bateria do dia, o baiano Armando Daltro surfou dois tubos para derrotar o líder do ranking brasileiro, Marcelo Trekinho (RJ), além do também soteropolitano Crhistiano Spirro.

Quem também acabou caiu para a repescagem foi o atual campeão brasileiro do SuperSurf, Tânio Barreto (AL), derrotado pelo paulista Tadeu Pereira.

Mas, ninguém é eliminado da competição na primeira fase. O vencedor de cada bateria segue direto para a terceira rodada e os perdedores têm uma nova chance na repescagem, que será realizada nesta quinta-feira.

?Cheguei um pouco atrasado na praia, mas consegui ter sorte de pegar boas ondas para vencer a bateria?, disse o ubatubense Tadeu Pereira, vice-campeão brasileiro da primeira edição do SuperSurf, em 2000.

Ele marcou 17,13 pontos em sua vitória sobre Tânio Barreto (12,50 pontos) e o surfista de Ilhéus, Jerônimo Bonfim, que foi chamado na última hora para substituir o ausente Fábio Carvalho (SC).

Tânio ainda corre atrás de sua primeira vitória na temporada e voltará a enfrentar o baiano Jerônimo na abertura da repescagem, às 8 horas desta quinta-feira.

Mas, apesar da derrota de Bonfim, a torcida baiana teve o que comemorar no primeiro dia do SuperSurf de Itacaré.

Também de Ilhéus, Flávio Costa venceu a quinta bateria e garantiu seu nome na terceira rodada. Os dois surfistas de Salvador, que participaram da bateria inaugural do evento na quarta-feira, viram o atual número 1 do ranking brasileiro disparar na frente no início.

No meio da disputa, Armando Daltro pegou o primeiro tubo da competição e tirou uma nota 7. Logo depois, achou outro tubo ainda melhor e arrancou uma nota 7,67 para sacramentar a vitória por 18,74 pontos.

O carioca Marcelo Trekinho terminou em segundo lugar com 16,80 pontos e seguiu para a repescagem junto com Crhistiano Spirro, que marcou 13,23 pontos em suas três melhores ondas.

?Eu comecei muito bem a bateria, mas o Mandinho pegou dois tubos seguidos e mereceu a vitória?, conformou-se Trekinho, que não conhecia Itacaré. ?A onda aqui na Tiririca é muito boa, cavada, forte e se der sorte de pegar o tubo é vitória certa?, elogiou o campeão do SuperSurf de São Sebastião (SP).

Armando Daltro já sabia que teria um duro confronto na primeira fase. ?Logo que fiquei sabendo que ia enfrentar o Trekinho e o Spirro, não tinha dúvidas disso, mas treinei bastante nos últimos dias e as pranchas estão no pé. O Trekinho começou bem e eu fui feliz em escolher duas ondas boas, tubulares, que me garantiram a passagem direta para a terceira fase?, falou Daltro, que já antecipou o seu desejo de vencer esta etapa para liderar o ranking brasileiro.

Ao contrário do líder do ranking, o vice-líder Fabrício Júnior não deu qualquer chance aos seus adversários na segunda disputa realizada na quarta-feira.

?Esse tipo de onda combina bem com o meu surf. É uma onda rápida e como o meu surfe é bem veloz dá para aplicar umas duas a três manobras fortes em cada onda?, analisou Fabrício, depois de mandar Eric Miyakawa (SP) e Leonardo Trigo (RJ) para a repescagem.

A melhor apresentação da manhã foi proporcionada pelo carioca João Gutemberg, que está voltando as competições depois de mais de um ano parado e totalizou 19,06 pontos para derrotar Sávio Carneiro (PE) e Jair de Oliveira (SP).

Quem também teve uma ótima estréia na praia da Tiririca foi o ubatubense Odirlei Coutinho. Vice-campeão brasileiro do SuperSurf 2001, ele perdeu as duas baterias que disputou na primeira etapa, em Maresias (SP).

?Consegui a minha primeira vitória do ano e o lugar aqui é alucinante. Eu não conhecia Itacaré, mas hoje de manhãzinha peguei uns 30 tubos aqui do lado, a praia é o maior visual, muita natureza, o lugar aqui é demais e tenho certeza que se as ondas subirem mais um pouquinho vai ser show de tubos?, elogiou Odirlei Coutinho.

O Super Surf 2002 é uma promoção do Grupo Abril e da ABRASP, com o patrocínio da Volkswagen e divulgação da MTV. Esta segunda etapa tem a Hang Loose como co-patrocinadora e o apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Federação Baiana de Surf (FBS) e Revista Fluir.

Exit mobile version