SuperSurf reúne elite em Maresias

0

Neco Padaratz estréia no circuito nacional em Maresias. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.
Depois de semanas representando o país na perna australiana do circuito mundial, a elite do surfe nacional se reúne a partir da próxima quarta-feira para disputar a segunda etapa do SuperSurf 2004 na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

 

As estrelas do WCT que não competiram no primeiro desafio do ano em Florianópolis (SC), só estréiam agora na temporada nacional. 

 

É o caso do campeão em Maresias no ano passado, Peterson Rosa (PR), do também campeão brasileiro Victor Ribas (RJ), de Armando Daltro (BA) e de Neco Padaratz (SC), um dos seis convidados para esta prova.

 

Rodrigo Dornelles defende a liderança no ranking do SuperSurf. Foto: Ricardo Macario.
Com as vitórias na praia da Joaquina, o gaúcho Rodrigo Dornelles e a cearense Silvana Lima defendem a liderança do ranking no litoral norte de São Paulo.

 

A categoria Feminina mais um vez não conta com a presença da atual campeã brasileira Tita Tavares (CE) e da nova número um do ranking mundial, Jacqueline Silva (SC), que nessa semana participam da segunda etapa do WCT nas Ilhas Fiji.

 

Já na Masculina, o único surfista, integrante da elite nacional e mundial, que preferiu não participar é o carioca Raoni Monteiro. Ele estava na Austrália desde o início de março e, como sua

Silvana Lima está na ponta entre as mulheres. Foto: Nilton Santos.
esposa está grávida, optou por ficar em casa para descansar um pouco, pois na próxima semana viaja para mais duas provas seguidas do WCT, no Tahiti e Ilhas Fiji.

 

Mas, o tricampeão brasileiro Peterson Rosa e Victor Ribas, Armando Daltro e Neco Padaratz, não querem perder a chance de competir no circuito nacional mais rico do mundo, pois está cada vez mais difícil encontrar uma data que não coincida com as principais etapas do WCT e WQS.

 

“O calendário mundial está muito apertado e temos que quebrar a cabeça para montar o nosso”, lamenta Evandro de Abreu, gerente de produtos da Unidade Jovem do Grupo Abril, que organiza o SuperSurf desde a criação da divisão principal do circuito brasileiro em 2000.

 

“Claro que o nosso objetivo é sempre contar com a presença dos melhores surfistas do Brasil, mas não é fácil. Por falta de datas, tivemos que marcar nossa primeira etapa junto com a abertura do WCT masculino e feminino. Pegamos então o intervalo entre a Austrália e o Tahiti para realizar esta segunda etapa em Maresias, só que tem o WCT feminino em Fiji e a Tita e a Jacque estão lá. É uma pena, mas temos que pensar na maioria e tentar adequar nosso calendário para que todos tenham um mínimo de chance para brigar pelos títulos brasileiros”, explica Abreu.

 

Aproveitando a ausência das estrelas da elite mundial, Rodrigo Dornelles e Daison Pereira fizeram uma inédita final gaúcha na história do circuito brasileiro na praia da Joaquina, com os jovens Pedro Henrique (RJ) e Gilmar Silva (SP) superando vários favoritos para completar o pódio na abertura do SuperSurf 2004 em Florianópolis (SC).

 

O atual bicampeão brasileiro Leonardo Neves (RJ) foi uma das vítimas do guarujaense Gilmar. Ainda nas quartas-de-final, o experiente Jojó de Olivença (BA) foi barrado pelos aéreos de Pedrinho. Já na categoria Feminina, Silvana Lima foi a melhor em Santa Catarina e largou na frente na corrida pelo título brasileiro da sua conterrânea Tita Tavares. Para obter mais informações, visite os sites Supersurf.com.br ou Abrasp.com.br .

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A.

 

Esta segunda etapa em Maresias também conta com a importante parceria do Governo do Estado de São Paulo – Coordenadoria da Juventude e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, além da 89 FM, Seadoo, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS).