SupClub

SUP World Series: Kai Lenny no topo do mundo

Turtle Bay dia 02. Foto: divulgação Waterman League

Por Redação SupClub

Condições clássicas e desafiadoras marcaram o encerrramento da temporada 2013 do Stand Up World Series, realizada no último domingo, 13, em Turtle Bay, Havaí, com as provas de sprint race.

Ventos fracos e uma sólidada ondulação de oeste criaram um cenário espetacular para a decisão do título mundial de SUP race. A revelação australiana Jake Jansen liderava a briga pelo título overall da etapa, porém, a grande atração do dia foi a disputa entre dois jovens atletas de Maui que iriam definir o título da tempora, remo a remo, até a linha de chegada durante a finalíssima nas areias de Turtle Bay. Connor Baxter e Kai Lenny, respectivamente, número um e dois do ranking, fizeram jus à fama de ícones da SUP race mundial e proporcionaram uma batalha épica ao presentes nas areias de Turtle Bay e também ao internautas que puderam acompanhar o evento pela internet.

Para conquistar o título de 2013, Kai precisaria vencer a race e torcer para que Connor chegasse no máximo na quinta colocação. Mesmo os mais otimistas sabiam que a probabilidade de isso acontecer seria pequena, uma vez que Baxter havia vencido todas as provas do ano, à excessão de Huntington Beach, onde ficou na nona colocação “overall”. Lenny, no entanto, não quis saber de estatísticas e entrou na grande final mais focado do que nunca.

Oito dos melhores remadores do mundo foram para o “tudo ou nada” na grande final da sprint race e, entre eles, o brasileiro Vinnicius Martins. A Kai Lenny só a vitória interessava e foi justamente isso que ele fez, novamente usando sua incrível habilidade de surfe para enfrentar e tirar proveito das potentes ondas de Turtle Bay, cujas séries de seis pés havaianos entravam na praia varrendo os competidores que por infortúnio não conseguissem “escalar” as espumas com suas pranchas. E foi justamente isso que aconteceu com Connor Baxter. O favorito não conseguiu superar uma espuma que o atingiu em cheio, deixando o caminho livre para Lenny remar com toda a força rumo ao outside, ultrapassando as ondas no limite, para o delírio da platéia. 

Equanto Connor lutava para vencer as ondas, Lenny abria uma vantagem cada vez maior. Baxter, aparentemente nervoso com a situção, caiu várias vezes da prancha e chegou a ficar na oitava colocação durante a bateria final. Enquanto isso, na volta final, Kai Lenne conseguiu alcançar a última boia antes que uma série enorme a atingisse. Ao contornar a a boia o local de Maui não teve dúvida e botou pra baixo de uma bomba de seis pés com sua race 12’6″, chegando à base em atíssima velocidade e totalmente sem controle, sendo, na sequência, engolido pela espuma. Jake Jansen veio na onda de trás mas também não conseguiu sair da espuma, caindo próximo ao havaiano. Ambos remaram deseseperadamente na espuma seguinte, mas Kai precisava ainda alcançar seu remo e cruzar a linha de chegada em primeiro. 

Foi então que a sorte do havaiano falou mais alto e ele conseguiu se posicionar bem próximo de onde seu remo estava e surfar a onda seguinte para conquistar a primeira colocação e colocar pelo menos uma mão na taça. Baxter, que precisava chegar na quarta colocação para conquistar o título, amargou a sétima, mas numa demonstração incrível de espírito esportivo cumprimeitou seu rival logo após cruzar a linha de chegada.

O jovem australiano Jake Jensen foi também um dos grandes destaques do evento ao garantir a vitória “overall” com um terceiro nos sprints que combinado com a vitória na longa distância garantiu-lhe o título da etapa e a o 3 º lugar no ranking final do Stand Up World Series. 

Vinnicius Martins foi o melhor brasileiro na prova conquistando a oitava colocação nos sprints fazendo parte do seleto grupo que disputou a grande final equanto o “havaiano de sangue brasileiro” Mo Freitas terminou o ano de 2013 na sétima colocação no ranking mundial.

Entre as mulheres, Mariko Strickland local da ilha havaiana de Kauai ficou com o título overal do evento, com um segundo lugar nas sprints e uma vitória na longa distância. A francesa Olivia Piana foi a segunda colocada em Turtle Bay, com uma vitória nos sprints e um terceiro lugar na longa distância. Angela Jackson, da australia foi a terceira colocada no overall. Resultado que lhe redeu o vice-campeonato mundial e um lugar de destaque no cenário da SUP race feminina.

O título feminino da Stand Up World Series foi conquistado por antecipação pela neozelandeza Annabel Anderson, que, apesar de marcar presença em Turtle Bay, optou por não competir devido ao tratamento de uma lesão que sofreu recentemente. 

O dia ainda contou com atividades e provas para crianças e uma exibição de SUP Wave ao público presente.

STAND UP WORLD SERIES 2013 – RANKING FINAL

MASCULINO
1. Kai Lenny – Havaí
2. Connor Baxter – Havaí
3. Jake Jensen – Australia
4. Casper Steinfath – Dinamarca
5. Zane Schweitzer – Havaí
6. Kody Kerbox – Havaí
7. Mo Freitas – Havaí / Brasil
8. Paul Jackson – Australia
9. Eric Terrien – França
10. Noa Ginella – Havaí
 
FEMININO
1. Annabel Anderson – Nova Zelândia
2. Angela Jackson – Australia
3. Olivia Piana –  France
4. Halie Harrison – Havaí
5. Noelani Sach – Alemanha

 

 

Exit mobile version