Surf em família

Os irmãos Guto e Eduardo Amorim ao lado de Fredo e Beven Annesley e Perry Hatchet

Fredo Annesley foi o primeiro salva-vidas de Margaret River e construiu uma família que respira surf. Foto: Eduardo Amorim / Superbank Images.

Para muitas pessoas o maior patrimônio de um indivíduo é a família.

 

Seja ela grande ou pequena, próxima ou distante, todas têm características, manias e regras próprias e hereditárias.

 

O feriado de Páscoa costuma ser tradicionalmente dedicado à família e, como estou longe da minha, resolvi fazer uma homenagem a uma família australiana muito especial que mora em Margaret River e que tive a honra de conviver por algumas semanas.

 

A família Annesley saiu de Perth para Margaret River na década de 60, em busca de qualidade de vida em meio a natureza e das oportunidades do local.

 

Os irmãos Guto e Eduardo Amorim ao lado de Fredo e Beven Annesley e Perry Hatchet, juiz-chefe da ASP. Foto: Eduardo Amorim / Superbank Images.
Fredo Annesley foi o primeiro salva-vidas de Margaret River, mais precisamente em Surfers Point, e tem muitas historias para contar.

 

Entre elas, uma das mais tristes é o acidente de trânsito que o deixou sem movimento no braço direito, forçando uma aposentadoria precoce.

 

O experiente salva-vidas era amarradão na direita que quebra para dentro do pico de Margaret.

 

“Aquela onda eu não troco por nenhuma outra”, diz ele, que hoje busca reabilitação em sessões de fisioterapia e natação nas praias da região.

 

O chefe dos Annesley viveu sua história e plantou uma forte semente no surf. Rohan Annesley é a semente que cresceu e se transformou em um dos principais tuber rider e também big rider que o Oeste australiano revelou nos últimos tempos.

 

Reconhecido nacionalmente, abandonou a corrida vida do surf competição quando fazia frente ao surf revolucionário de Taj Burrow nos campeonatos regionais para se dedicar à família e à vida no campo. Hoje em dia Rohan se dedica a sessões de tow-in em dias tubulares.

 

Perry Hatchet, conceituado juiz-chefe da ASP que viaja o mundo coordenando e julgando os principais campeonatos de surf, teve forte influência do veterano Fredo no tempo em que conviveram juntos.

 

?Até hoje o Fredo é como um pai para mim?, conta Perry. O carismático Fredo é muito querido entre os brasileiros por sua receptividade e literalmente abriu a porta da casa dele para os atletas do Brasil que vão competir na Austrália.

 

Ao lado da esposa e companheira de todas as horas Beven, que ensina natação para crianças da cidade, e de sua filha Monique, que também pega altas ondas, Fredo tem foto do catarinense James Santos no quarto e lembra com carinho de quando recebeu os irmãos Teco e Neco Padaratz.

 

“O Teco enchia a pizza de azeite de oliva e ficava uma delícia”, conta rindo. Lembrou também do gaúcho Rodrigo Dornelles e fez questão de mostrar o adesivo que Marcelo Nunes tinha colocado no beliche do quarto.

 

Para finalizar, mostrou fotos aéreas da região, feitas pelo fotografo gaúcho Pedro Felizardo durante sua estadia em Margaret River.

 

Agradeço o espírito 100% surf que impera na família Annesley e todas as lições que tivemos nesse tempo alucinante que passamos juntos.

 

Clique aqui para ver mais fotos da família Annesley

Exit mobile version