Patrocinadora principal desde a criação do A Tribuna de Surf Colegial em 1996, a surfwear AntiQueda mantém o investimento no circuito, que começa neste final de semana na praia de Itararé, São Vicente (SP).
Outra parceira de longa data do A Tribuna, a Sthill apóia o evento com foco na inclusão social. “São dois patrocinadores importantes, que acreditam na filosofia de integrar esporte e educação como forma de investir na formação de valores”, ressalta Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna e idealizador do evento.
Para Paulo Sérgio Nogueira Lopes, diretor da AntiQueda, o campeonato ajudou a transformar a imagem da modalidade. “No começo, era um sonho colocar o surf dentro das escolas do litoral Sul paulista. As gerações passadas sofreram muito com o preconceito. Atualmente, qualquer pai gostaria de ter um filho surfista e competidor”, afirma.
Paulinho ressalta também o pioneirismo do circuito e vê em Adriano de Souza, ex-competior do A Tribuna, o principal expoente da iniciativa. “Quando apostamos no projeto, acreditamos que cresceria, mas a verdade é que superou as expectativas”, completa.
O torneio é exclusivo para alunos de até 18 anos, regularmente matriculados em escolas de ensino fundamental e médio, de Bertioga a Peruíbe. Três etapas estão programadas para a temporada 2011. Depois de São Vicente, os surfistas voltam a se encontrar nos dias 1 e 2 de outubro na Praia do Tombo, Guarujá (SP). A final rola nos dias 5 e 6 de novembro na Praia da Guilhermina, Praia Grande (SP).
Além dos títulos individuais, o campeonato tem como atração a disputa por escolas, com os atletas somando pontos a cada fase que avançam. Em 15 anos de evento, o Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, foi o colégio com maior número de conquistas, nove.