Taiu Bueno e William Woo

Candidatos do surf

Taiu Bueno (PTB) e William Woo (PV) disputam uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília (DF)

 

622x415
Taiu Bueno (PTB) e William Woo (PV) disputam uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília (DF) Foto: Arquivo
 

Em ano de eleição no Brasil, conversamos com Taiu Bueno (PTB – 1477) e William Woo (PV – 4300), ambos candidatos a deputado federal pelo estado de São Paulo e com histórico de apoio ao surf e áreas de interesse do público jovem, que estarão brigando por votos no próximo mês de outubro, para saber mais sobre suas propostas e plataforma políticas. Confira um resumo da “bateria” entre os dois.

No que consiste sua plataforma política?

TAIU: Esporte (como inclusão social), acessibilidade e meio ambiente.

WOO: Principalmente na valorização da atuação legislativa de fiscalizar e legislar. Nos dez anos de mandato apresentei mais de 270 projetos, com 66 aprovados, principalmente nas áreas educação e segurança.  

Quais são as áreas a que você pretende dar mais atenção se for eleito?

TAIU: Pretendo apoiar projetos de escolas especializadas em esportes como surf, skate, futebol de praia, vôlei, capoeira, artes marciais, etc., que acolham e ajudem o jovem carente a ter uma formação básica de caráter e de saúde. Este é um dos caminhos para combater a violência e o uso de drogas. Também pretendo fiscalizar (eu já fiscalizo e utilizo) e cobrar o cumprimento e exigências das leis de acessibilidade nos estabelecimentos, pois em muitos lugares ainda não são cumpridas. Também pretendo melhorar a lei do Loas, que beneficia pessoas com deficiência e seus filhos, mas de uma forma mais ampla. Outra área pela qual devemos lutar é o meio ambiente. Quero abraçar projetos que revolucionem as coletas de lixo (facilitando a reciclagem), preservar e regulamentar o lixo e os esgotos nas praias e defender o restante da nossa Mata Atlântica. Outra questão importante é a preservação e recuperação dos mananciais e rios, visando ao problema atual e do futuro, que estamos vivendo no Sudeste: a crise da água.
?
WOO: Educação, segurança e desenvolvimento.
?
O que o público jovem que apostar na sua candidatura pode esperar de você??

TAIU: Pretendo representar o jovem e todas as pessoas que depositarem em mim o seu voto de confiança. Quero fazer o meu melhor, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Quero fazer com que as pessoas que votarem em mim se sintam orgulhosas, e que me tenham como um exemplo dentro deste universo tão promíscuo que acontece hoje na política.

WOO: Incentivo nos esportes através das emendas e a produção legislativa direcionada às oportunidades e aprendizado do jovem em nossa sociedade.

E o surf em particular, você possui algum projeto específico?

TAIU: Pretendo ajudar o surf como um todo, formatar um novo Circuito Brasileiro, contando com a ajuda da lei de incentivo ao esporte. Também ajudar as associações sérias e idôneas a realizar um trabalho de base no esporte. Além disso, pretendo usar os grandes nomes do passado e da atualidade para formar núcleos de oficinas de surf e ajudar a tirar o jovem carente do ambiente criminoso e hostil que existe nas periferias. Usar o surf também como instrumento de inclusão social, em toda a região costeira do país. Apoiar projetos alternativos, fora da esfera de competição, como os projetos culturais e do meio ambiente através do surf. Vou fortalecer a confederação brasileira e lutar pela inclusão do surf nas Olimpíadas.

WOO: Como deputado, apresentei quatro projetos específicos:

PL-6291 “Dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica”, para enquadrar a prancha de surf entre os itens da franquia de bagagem (evitando abusos nas cobranças no embarque das pranchas de surf).
PL-5844 “Determina a obrigatoriedade de demarcação das áreas de pesca, lazer ou recreação das praias banhadas por mar, lagoas ou rios” (evitando casos de afogamentos envolvendo surfistas e redes de pesca).
PL-1611 “Criação de áreas para prática de tow-in”.
PEC- 417 “Garantir investimento mínimo nos esportes” (8% federal, 2% estadual e 1% municipal);
Além de emendas orçamentárias superiores a R$ 800 mil para promover o esporte.

De que maneira pretende combater os vícios que existem atualmente na política brasileira?

TAIU: Como eu disse antes, a minha presença já vai incomodar. Pretendo combater as coisas erradas, transformar em crime grave qualquer forma de “pagamento por fora” que é cobrado em todos os setores do Brasil. Sou a favor da simplificação, desburocratização, redução do gasto público, inclusive dos salários, do número de ministérios, da transparência (tudo que eu fizer colocarei no meu site para dividir com o público). Enfim, demonstrar a todos, com humildade, que uma pessoa eleita a um cargo público está lá para trabalhar para a população, e não para os próprios interesses.

WOO: Atuando para aquilo que nós parlamentares fomos eleitos: legislar e fiscalizar.

Quais são as principais dificuldades que espera encontrar no Congresso se for eleito?

TAIU: Lidar com o “jeitinho brasileiro” e ter que negociar com pessoas mal-intencionadas para aprovar projetos. Mas eu acredito que com a minha presença, me locomovendo numa cadeira de rodas movida pelo queixo, além da minha história como surfista de ondas grandes e campeão brasileiro, as pessoas vão me respeitar e talvez fiquem constrangidas em fazer coisas erradas na minha frente.

WOO: A falta de um parlamento qualificado, que conheça suas atribuições. O legislador acaba conquistando o voto através de ações do poder Executivo, e também o eleitor não reconhece a importância do Congresso Nacional, e isso acaba gerando um parlamento em que o interesse no Congresso se torna secundário.

Quem são os seus candidatos nas eleições este ano e por quê?

TAIU: Os meus candidatos são o Aécio Neves para presidente, porque acho que ele é o mais preparado. Caso ele não cumpra um bom papel (porque sabemos que o próximo presidente vai herdar o pior Brasil dos últimos tempos – inflação, indústria fraca, falta de credibilidade e baixo crescimento), em 2018 teremos outra chance para reelegê-lo ou trocar de presidente. Para governador votarei no Alckmin, porque é um bom administrador. Votarei no Campos Machado para deputado estadual, pois ele está conosco nos esportes e é o presidente estadual do meu partido (PTB), e na Marlene Campos Machado para senadora, por ser do meu partido e para dar oportunidade para ela nos representar pela primeira vez. Eu acredito no nosso país, e espero poder nos representar a partir de 2015.

WOO: Meus candidatos no 1º turno são 43 Partido Verde.

Exit mobile version