Willian Cardoso, 28, é local de Balneário Camboriú (SC). Surfista regular, o “Panda”, como é conhecido, é atleta da Rusty desde 2004 e já foi vice-campeão brasileiro em 2008, além de vencer campeonatos de grande representatividade como o Saquarema Pro em 2010 e o Burton Toyota Pro Newscastle, na Austrália, em 2012. Com um surf marcante, identificado pelas fortes rasgadas, suas principais metas para 2014 são as etapas Prime do WQS e o circuito brasileiro profissional, onde sempre ocupa um lugar de destaque. Confira o papo que o Waves bateu com o atleta.
Qual foi o melhor swell que você já surfou?
Foi o último swell, acho que um domingo na praia Brava. As ondas estavam alucinantes, a previsão indicava que estaria vento terral o dia inteiro e realmente deu certo. Tinha onda de 4 a 6 pés, foi um dia incrível. Eu surfei das 7 horas da manhã até o meio-dia, praticamente eu e mais umas 10 pessoas na água. Consegui fazer a cabeça de uma forma que há tempos eu não fazia.
Qual sua manobra preferida?
Eu gosto de ter a sensação de colocar a prancha no topo da onda e puxar uma rasgada com um carving, sentir a borda entrando na água. Quando ela é bem feita, a prancha flui de uma forma diferente do que a rasgada normal. Você sabe que ela foi bem sucedida, muito rápida, e só a tua mente prestou atenção, porque o teu corpo trabalhou de uma forma tão ágil que foi: “boom!”, um estalo.
O que fazer pra evitar o crowd?
Buscar os horários alternativos, acordar cedo, surfar cedo, surfar na hora do almoço e esperar que as condições estejam certas, nem que você planeje um dia antes, pra que dê tudo certo e você dê o seu melhor.
O que você faz quando não está surfando?
Eu tenho procurado andar de skate. Conheci o Pedro Barros, Murilo Peres, o Foguinho, e essa galera tem me instigado a andar em bowl e em pistas diferentes que eu nunca tinha experimentado. Agora já faz parte do meu dia-a-dia. Estou indo viajar para o México e para a África, os carrinhos já vão estar na mala. É uma coisa diferente que eu tenho procurado fazer.
Deixe uma mensagem para seus fãs.
Quero agradecer por todo o carinho que a galera manda pelas redes sociais, dizer que é muito importante a vibe que a galera manda durante as competições, a energia positiva, porque é difícil estar longe de casa, é difícil tu representar uma nação que nem o Brasil e eu sou muito grato a tudo que o surf me proporcionou e muito feliz pela carreira que ele me proporcionou, então só tenho agradecer a todos vocês sempre pelo apoio. E um grande abraço pra galera do Waves.
Willian Cardoso é patrocinado pela Rusty, Rider Sandals, Surfers Paradise, Super Tubes e Banana Wax. Acompanhe o atleta pelas redes sociais: Facebook, Instagram: @williancardoso e Twitter: @willi_cardoso86.