Surf-art une diversão e inclusão social

0

Alunos exibem quadros pintados sob orientação de Hilton Alves. Foto: Arquivo Pessoal.
O surfista e artista plástico Hilton Alves quer dar continuidade a um projeto que une arte, diversão e a beleza dos oceanos.

 

O Surf Art Kids tem como objetivo ensinar técnicas de pinturas e desenhos, além de descobrir novos talentos e colorir os ambientes. Desde 2003, quando deu aulas gratuitas para crianças e adultos em um Centro Comunitário no Guarujá.

 

“A arte no Brasil ainda não é muito explorada, mas aos poucos vamos abrindo novas portas”, analisa o artista de 24 anos.

 

 

Hilton Alves e alunos. Foto: Arquivo Pessoal.
“O projeto começou a ser desenvolvido porque eu queria ampliar meus horizontes como artista plástico. Com isso, pude difundir o meu dom e colocar um pouco de arte na vida de outras pessoas”, explica Alves.

 

A principal técnica usada nos trabalhos é a do óleo sobre tela, mas também pode ser feita com látex e em tecidos. Os alunos ainda recebem informações básicas para desenvolver os temas das aulas.

 

Praias, ondas, surf e fundo do mar são os temas mais trabalhados.

 

Surf Feminino. Foto: Arquivo Pessoal.
“Pretendo convidar biólogos marinhos e oceanógrafos para palestrar sobre a preservação dos oceanos e meio ambiente”, planeja.

 

O artista pretende ampliar o projeto para ensinar outras pessoas, inclusive de outras cidades, mostrando o lado artístico do surf para todos. Para tanto, ele espera contar com patrocínio, já que as aulas são gratuitas.

 

De acordo com o artista, a Prefeitura de Guarujá tem interesse em apoiar o projeto, mas por enquanto falta patrocínio para montar a estrutura necessária.

 

“Preciso de um local para dar aulas, bem como material, transporte, alimentação e uniformes para os alunos carentes, além de uma ajuda de custo para me manter trabalhando com o Surf Art Kids”.

 

Por enquanto, Hilton recebe apoio somente da marca de surfwear Hawaiian Dreams.

 

Ele conta que os aprendizes ficam felizes com os resultados alcançados, principalmente as crianças. “Alguns dão de presente os quadros que pintam para os pais e outros até vendem os seus trabalhos. Isso é muito gratificante”.

 

Essa atividade pode se tornar profissão para muito deles, ou então ser um hobby e terapia.

 

O aluno Denver Lucas, 24 anos, que já fez alguns trabalhos, diz que quer ser um bom desenhista e se inspira nos trabalhos do professor Hilton.

 

“Acho o curso muito interessante. Também pego onda e transporto para as minhas pinturas o que gostaria de fazer no mar. Com a ajuda do Hilton, aprendi algumas técnicas de desenhos e sempre crio algo para me divertir”, relata o aluno, que curte desenhar ondas e histórias em quadrinhos.

 

Portfolio – Quem nos últimos anos visitou o Guarujá e passou pela praia do Tombo deve ter observado o palanque fixo construído pela prefeitura da Cidade. Inspirado em temas marinhos, Hilton Alves decidiu dar uma colorida a mais no ambiente e pintou uma das suas artes mais conhecidas.

 

Segundo Hilton, suas obras não eram ainda conhecidas e ele buscou apoiadores para pintar o palanque. “Ninguém botava fé no meu trabalho, mas aos poucos fui mostrando o meu valor. Fui conseguindo o apoio necessário e fiz a arte”, lembra.

 

Ele já expôs em várias edições da Surf Beach Show, feira anul que acontece em São Paulo. Atualmente, o trabalho do artista pode ser conferido em surf-shops, galerias e no próprio palanque do Tombo, ponto de encontro de surfistas em dias de campeonatos.

 

Autodidata, Alves começou a pintar profissionalmente há quatro anos e meio. Suas artes chamam a atenção, principalmente dos apaixonados do mar.

 

“Comecei sozinho e ainda estou aprendendo. Sou muito persistente e não desisto tão fácil dos meus objetivos”. Apesar da pouca idade e tempo de profissão, o artista plástico já tem o seu trabalho igualado a artistas de renome.

 

No ano passado, ele concorreu na 1ª Mostra Internacional de Arte e Cultura Surf, na categoria Menções Honrosas / Artes Plásticas. Além de telas e quadros, Hilton pinta também camisetas, pranchas, bicicletas, entre outros objetos. Ele já fez pinturas inspiradas no fundo do mar, surf, retratos e ondas grandes, como Jaws e Maverick´s.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos do trabalho de Hilton Alves.