Paralelas, na Ilha do Mel (PR), é uma das ondas catalogadas no Surf Guia Brasil. Foto: Charles Príncipe. |
Com lançamento previsto para janeiro de 2005, a quarta edição do Surfe Guia Brasil traz um catálogo completo sobre os locais para a prática do surfe no país, desta vez abrangendo os litorais sul e sudeste.
O material está sendo preparado há dois anos pelo surfe-repórter Máurio Borges e pelo fotógrafo Basílio Ruy.
A dupla já percorreu mais de oito mil quilômetros – da praia de Itaúnas, no extremo norte do Espírito Santo, até o Chuí, no sul do Rio Grande do Sul – compilando informações sobre todos os picos com ondas da costa brasileira.
Pôr-do-sol em Saquarema, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Basílio Ruy. |
Para a produção desta quarta edição, foram 45 dias de aventuras pelas costas capixaba, fluminense e paulista. Os litorais do Paraná, de Santa Cataria e do Rio Grande do Sul, que já haviam sido desbravados para a elaboração das edições anteriores, foram revistos.
O leitor que tiver acesso ao Surfe Guia Brasil vai se surpreender com o potencial do nosso litoral, principalmente do litoral capixaba.
“Por lá existem diversos picos com ondas de qualidade devido aos inúmeros fundos de pedras e corais, porém, pouca gente conhece ou já teve acesso”, comenta Borges.
Depois do Espírito Santo, a dupla seguiu para Saquarema, onde montou base para listar todos os picos do litoral norte do Rio de Janeiro e, depois, de São Paulo. Assim como nos Estados anteriores, Borges e Ruy contaram com a ajuda de surfistas locais e demais pessoas ligadas ao esporte para reunir informações precisas.
Serão ao todo 50 mil exemplares distribuídos gratuitamente somente pelos anunciantes – com novas fotos e novos textos também das praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundos os editores, a quinta edição, ainda em planejamento, abrangerá todo o litoral brasileiro.
A quarta edição do Surfe Guia Brasil terá fotos coloridas das praias com ondas mais constantes e ainda informações sobre tamanho e direção da ondulação, tipos de fundos, problemas com crowd e localismo, salvamento e primeiros socorros, dicas e toques sobre os fenômenos naturais, locais onde comer e se hospedar, surf-shops, oficinas, baladas, entre outras informações.
Os editores informam que ainda estão disponíveis espaços para inserção de anúncios de pousadas, restaurantes, surf-shops e shapers. Já as oficinas de consertos de pranchas, programas de surfe e boletins especializados em emissoras de rádios, sites e TVs e escolinhas de surfe têm os seus serviços divulgados gratuitamente.
Para obter mais informações envie mensagem para s365@s365.com.br ou ligue para os telefones (0xx48) 223-5692 (oxx48) 9922-9005.
Clique aqui para ver mais fotos do Surf Guia Brasil.