Surfista afogado na Silveira se recupera em Porto Alegre

Camilo Holzmann da Silva

#Depois da publicação da notícia do afogamento do surfista Camilo Holzmann da Silva, ocorrido no início de fevereiro na praia da Silveira, em Santa Catarina, o Forum Waves recebeu várias mensagens. Entre elas, a do irmão dele, o Tiago, que reproduzimos a seguir.

“Escrevo para agradecer a solidariedade da galera desta lista e dar as últimas notícias do seu estado de saúde (vejam mais abaixo nas mensagens do Felipe e minha para outra lista que participamos).

Também surfo e queria esclarecer o pessoal que está comentando o acidente do Camilo sem conhecê-lo. Ele surfa desde os 11 ou 12 anos, e vai completar 27 anos agora em março, quando faremos uma grande festa.

Ele morou mais de um ano na Austrália, onde surfou muitos picos das costas leste e sul. Esteve duas (ou três?) vezes no Peru, tem várias surf trips pelo Brasil, La Paloma no Uruguai, Indonésia/Bali etc … Surfa todos os finais de semana aqui no sul, e pra quem é de Porto Alegre, sabe que no inverno não é pra qualquer um…

Além disso, o cara foi remador por mais de 10 anos, chegando a ser campeão sul-americano pelo União, tendo remado em Poa, Rio, Floripa, Paris, Callao/Peru, Buenos Aires etc.

O cara tem 1,95m, 90kg, não fuma (nada), bebe muito raramente e é a figura mais gente boa que eu conheço, sempre alegre e tirando sarro da galera.

Além disto tudo, o Camilo é arquiteto, formado em 1998, faz mestrado em sustentabilidade ambiental no NORIE/UFRGS, e tem uma empresa de arquitetura junto comigo e outros três colegas – www.3c.arq.br – a 3C Arquitetura e Urbanismo.

Quero, outra vez, agradecer a força que muita gente que não conhece o Camilo está fazendo para que ele fique bem. Só a solidariedade entre as pessoas pode realmente transformar o mundo. Desejo também, que os que demonstram pouco respeito pela situação que o Camilo está vivendo, nunca tenham que passar pelo que ele está passando, pois, certamente não aguentariam. São uns fracos de espírito.

Estou chegando agora do Moinhos, onde o Camilo está internado na UTI (3º andar), e queria comentar rapidamente algumas coisas: o atendimento que ele recebeu na praia foi heróico e milagroso.

As pessoas que o ajudaram, e foram muitas (Toshio, Betão, Morongo, PM de SC etc.), merecem nossa profunda admiração e estão sendo recompensadas pela melhora que o Camilo está apresentando. No Hospital Regional de São José ele foi muito bem atendido por uma excelente equipe de jovens médicos (Drs. Lara, Jorge, Sérgio, Pablo etc.) que se superam a todo momento para dar saúde aos que recorrem aos nossos hospitais públicos (e disso eu vou falar depois).

O animalzinho “curou” o pulmão em três dias, e, sem maiores complicações, pôde ser trazido para Porto Alegre na sexta feira de Carnaval. Desde este dia o quadro clínico não se alterou muito e é o seguinte: ele está superficializando o estado de coma induzido (com sedativos) ao qual foi submetido no Hospital de São José para o correto tratamento dos danos pulmonares.

Isto significa que ele está “acordando”, o que, no caso dele, poderá ser bastante lento. O tempo está a favor da boa recuperação do Camilo, portanto temos que ter paciência. Os exames realizados (tomografia) não indicam lesão cerebral, o que nos dá muito otimismo quanto à sua completa recuperação.

Os médicos afirmam que, provavelmente, não há danos cerebrais irreversíveis, mas, assim mesmo, a recuperação neurológica será lenta (semanas/meses).
Agora volto para passar a tarde com ele. Um abraço e muito obrigado a todos pela solidariedade e pensamento positivo.”

Exit mobile version