Mosqueiro é uma ilha fluvial banhada pelo Rio Pará, localizada a aproximadamente 70 quilômetros de Belém (PA).
Sua geografia lembra a de praias banhadas por oceanos. Entretanto, pela cor da água e pela vegetação do litoral, notamos que realmente as praias de Mosqueiro são diferentes.
Sua vegetação, exuberante e diversificada, mistura árvores frutíferas com a flora local. Açaizeiros, coqueiros e mangueiras existem por toda a orla da ilha e também há uma grande diversidade de peixes de água doce nos mercados da região.
Em Mosqueiro a ondulação acontece devido a uma combinação de fatores determinados pela natureza.
Em geral são ventos muito fortes e constantes, somados as marés de sizígia (que ocorrem nas luas nova e cheia). Já os temporais demorados não são bem-vindos, pois achatam o swell.
Fundos de areia com encostas são características das praias da região. Os picos produzem condições de surf para a grande maioria dos surfistas de Belém e também de Castanhal, município próximo à capital paraense.
Dias especiais e ressacas generosas já foram surfadas pelos locais de Belém e alguns poucos nativos. A queda proporciona tubos largos e longos que em sua maioria fecham na beira. Mas eles são ocos o suficiente para sentir a pressão e a adrenalina da manobra.
Depois da descoberta dos picos da ilha pela geração de surfistas da década de 80, que apenas estudavam e viviam surfando em outras ilhas do Pará (ilha do Atalaia e a ilha de Algodoal), o esporte sofreu um boom na capital paraense e mais simpatizantes iniciaram na prática do mesmo.
A busca pelo surf em um local mais perto foi um grande e inusitado achado para o Estado. Uma história que merece ser contada aos mais novos, quem sabe em uma próxima ocasião.
Logicamente que os maiores beneficiados são os surfistas de Belém, que não precisam mais rodar a distância de 210 quilômetros para deslizar em uma onda.
As fotos acima foram registradas nas praias do Cachimbo e Marahú, na ilha do Mosqueiro entre os dias 13 e 14 de outubro.
Apoiaram esta trip: Craud Photos, Mídia Solutions, Surfibra Company.
Denis Sarmanho é fotógrafo especializado em fenômenos da natureza. Sarmanho registra as condições de surf em diversos picos de água doce pela região Norte brasileira.
Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse o site Craud.net.