Surfistas encaram desafio de remada em São Vicente

Adriano Teco e Marcello Árias

Adriano Teco e Marcelo Árias integram o Projeto Mater. Foto: Al Ferreira / UNIMONTE.

Três surfistas da Unipran (Universidade da Prancha) realizam no próximo dia 7 um desafio inédito na região.

 

O professor Marcello Árias, Adriano de Oliveira, o Teco, e o aluno Fernando Henrique Rhein darão a volta na ilha de São Vicente, em pranchas especiais de remada, denominadas paddleboards com quatro metros de comprimento.

 

Eles percorrerão nada menos que 42 quilômetros, enfrentando trechos de mar, com ondas, rio, mangue e todo o canal do porto de Santos.
   

Batizado de Projeto Mater – Redescobrindo a Ilha de São Vicente, o desafio vai contar com a participação efetiva de profissionais de vários cursos superiores da Unimonte, prestando auxílio aos remadores, como nutrição, preparação física, área médica, além de uma equipe interdisciplinar, sobretudo do IOS ? Instituto Oceanográfico de Santos e do curso de Oceanografia, visando a conscientização, um alerta sobre os problemas ambientais, culturais e sociais que sofrem as regiões que serão percorridas.

 

O evento faz parte das propostas da Unipran (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão dos Esportes com Prancha da Unimonte), criada em setembro de 2001, com os objetivos de resgatar a cultura dos esportes com prancha e desenvolvê-los no mundo acadêmico, produzindo cursos, pesquisas e atividades de extensão.

 

?Há muito tempo estamos pensando em resgatar a modalidade do surf de remada. Ela faz parte da cultura desse esporte, com competições em mar aberto no Havaí, Califórnia, onde os remadores vencem grandes distâncias, usando somente a força dos próprios braços?, comenta Arias, coordenador da Unipran.

 

Durante todo o trajeto, os remadores serão acompanhados de perto por um barco de apoio, contando com nutricionista, médicos e preparador físico. Segundo o professor Flávio Ascânio, também coordenador da Unipran, o evento vai ser um marco importante para a região, uma vez que circundando a ilha, os remadores passarão por inúmeros pontos de extrema importância ambiental e social.

 

?Não é uma competição, nem um protesto. Queremos incentivar a qualidade de vida, uma tradição no surf, e ao mesmo tempo, conscientizar, com um trabalho acadêmico, sobre os riscos que a nossa região tem, principalmente na área ambiental. Por isso, estamos envolvendo o IOS e o curso de Oceanografia, que há muito tempo estão desenvolvendo valiosos levantamentos científicos da área?, ressalta.

 

Os três remadores começam o desafio às 7 horas, em frente ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia, indo em direção à Ilha Porchat. A previsão é que completem o percurso entre 10 e 12 horas.

 

A Universidade da Prancha (Unipran) é responsável pelo primeiro curso de pós-graduação em surf e esportes com prancha, o primeiro no Mundo chancelado por uma instituição de ensino superior, reconhecida pelo MEC.

 

Para obter mais informações sobre a UniPran, visite o site unimonte.br/unipran . Ou ligue para (0xx13) 3222 8890. O Centro de Treinamentos Monte Serrat, onde está instalada a UniPran, fica na Rua Comendador Martins, nº 119, Vila Mathias, em Santos.

Exit mobile version