Já estamos quase no fim da temporada de surfe, mas as ondulações não param de bombar no North Shore de Oahu. Desde janeiro, temos recebido muitas ondulações grandes do quadrante oeste, o que fez Pipeline quebrar de gala por quase três meses consecutivos. Por causa do ângulo dessas ondulações (super de oeste) e do alto período (18-22 segundos), lugares como Sunset e Pipeline, que têm suas bancadas propriamente direcionadas para receber esse ângulo de ondulações, atraem a energia das ondas que chegam nessa costa com muita intensidade. Por isso Pipe e Sunset têm quebrado durante o inverno inteiro. Isso é denominado refração pelos oceanográficos.
Como a forte ondulação do último dia 31 de março teve um pouco de influência de noroeste, isso fez com que a refração da bancada de Waimea recebesse melhor a direção desse swell. Sem dúvida foi o melhor dia surfe da temporada em Waimea Bay. Tivemos verdadeiras ondas de 18 pés sólidas.
Essas condições pegram muita gente de surpresa, pois todos esperavam que Pipeline acordaria de gala mais uma vez. O dia amanheceu com um ar diferente. Pipeline estava grande, com séries fechando no terceiro reef. Algumas pessoas ainda se jogaram em Pipe, mas o dia foi realmente de Waimea Bay. Às 8 horas da manhã, vi a primeira série de 18 pés entrar. O céu azul e o vento terral soprando de frente, diretamente do vale. A ondas marchavam na baía com séries de 4 a 5 ondas e 10 cabeças na água. Corri para aproveitar, pois sabia que iria ficar crowd, como de costume, mas, por incrível que pareça, surfamos toda a manhã com um crowd bem tranquilo, a maioria de amigos que surfam no lugar frequentemente.
É bem provável que esse tenha sido o último swell de Waimea da temporada e tivemos a sorte de fechar com chave de ouro. Ainda temos abril inteiro de altas ondas por aqui antes que acabe de vez a temporada de surfe e se inicie a temporada de mergulho. Para quem não sabe, o North Shore de Oahu vira um paraíso para mergulhadores nos meses de verão. Época que eu trabalho muito por aqui como mergulhador.
Apnéia pro surfe – Estou retornando ao Brasil para ministrar mais cursos de apneia e sobrevivência para o surfe nas cidades de Santos, Ubatuba, São Paulo e Rio de Janeiro em maio e junho. Também ministrarei os cursos no Chile e em Puerto Escondido no México.
Mais informações do curso no Brasil aqui.
Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, instrutor de apneia e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surfe e ecoturismo no North Shore de Oahu.
Fotógrafo – Gary Miyata é fotógrafo profissional de surfe e surfista aposentado da geração dos Waikiki Beach Boys. Já quase aos 60 anos a paixão dele é a fotografar surfe, principalmente quando Waimea está quebrando. Para conhecer mais o trabalho do Gary, clique aqui.