#Depois de um dia de paralisação, o Reef Classic 2002 voltou a ser disputado no sábado (26/01) com muitas surpresas ocorrendo na estréia dos cabeças-de-chave da competição.
Entre os surfistas apontados como favoritos que não passaram de suas primeiras apresentações nas ondas de meio metro na praia Mole, em Florianópolis (SC), estão o tricampeão brasileiro Peterson Rosa (PR), o bicampeão mundial do WQS, Flávio ?Teco? Padaratz (SC), o defensor do título do Reef Classic, Mikael Picon (FRA) e ainda mais dois integrantes da seleção brasileira do WCT, Fábio Gouveia (PB) e Marcelo Nunes (RN).
A primeira prova importante do Circuito Mundial de Surf Profissional de 2002 será encerrada por volta das 12 horas deste domingo. Além de faturar US$ 6 mil de prêmio, o campeão receberá 1.500 pontos e vai largar na frente da corrida pelas quinze vagas para a elite mundial do WCT.
?Me afundei na bateria, não achei nada?, disse Fábio Gouveia, eliminado na primeira bateria da quarta fase do Reef Classic 2002, iniciada às 8 horas na praia Mole. ?Agora, vou adiantar a minha ida para Fernando de Noronha, porque lá com certeza as ondas serão muito diferentes?, falou Gouveia, se referindo ao Hang Loose Pro Contest, próxima etapa do WQS 2002, que será disputado entre terça-feira e domingo da próxima semana no arquipélago de Fernando de Noronha.
#Depois dele, o campeão do Reef Classic no ano passado na raia da Joaquina, o francês Mikael Picon, também terminou em último na bateria em que se classificaram James Santos (SC) e Edgar Bischof (SP). Já os outros dois dos quatro surfistas que já venceram esta etapa em Florianópolis (SC), o catarinense Neco Padaratz (1998) e o baiano Armando Daltro (2000), seguiram para as oitavas-de-final.
Daltro, inclusive, igualou o recorde de maior nota ? 9,0 ? do gaúcho Ricardo Azevedo. E o de maior pontuação do Reef Classic 2002, que pertencia ao jovem Adriano Mineirinho ? 20,30, foi quebrado duas vezes na manhã do sábado, com o carioca Leonardo Neves passando a encabeçar esta lista com 21,60 pontos e Daltro registrando 20,77 pontos em suas três melhores ondas.
Quem também realizou uma brilhante apresentação foi o paranaense Jihad Kohdr, que em sua última onda tirou uma nota 7 para vencer a oitava bateria da quarta fase. O também jovem pernambucano Bernardo Pigmeu ficou com a segunda vaga para as oitavas-de-final, com ambos despachando o havaiano Jamie O?Brien e o tricampeão brasileiro Peterson Rosa.
?Essa era a negrinha. Foi a quinta bateria que eu e o Peter disputamos juntos. Ele tinha vencido duas e eu duas e agora consegui desempatar a meu favor?, contou Jihad, 18 anos, descrevendo o confronto particular contra o seu grande incentivador no início da carreira.
Outro que também conquistou a classificação nos últimos minutos e acabou eliminando o bicampeão mundial Flávio Padaratz foi o carioca Pedro Henrique. ?As condições estão bem complicadas. Em um mar assim não dá para escolher muito e tem que ir pegando o que vier, mas não deu?, lamentou Teco Padaratz.
O atual campeão brasileiro do SuperSurf, Tânio Barreto (AL), venceu a disputa, com ele e Pedrinho indo enfrentar Crhistiano Spirro (BA) e Andreas Eduardo (SC) nas oitavas-de-final, que seriam realizadas ainda na tarde do sábado na praia Mole.
O Reef Classic 2002 é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), tem o patrocínio da Reef Brazil e Prefeitura Municipal de Florianópolis, apoio da Fundação Municipal de Esportes, do Governo do Estado de Santa Catarina, da CODESC e das lojas de surfe Sul Nativo, Jeffrey?s Bay e Authentic Sports, com promoção da Rede Atlântida FM, que está passando todas as informações da competição em boletins especiais do evento.
Para conferir as baterias e os resultados on-line acesse www.surfpro.com.br ou www.aspsurf.com.br .
Reef Classic 2002 ? Cronograma para domingo
09:30 / 11:10 ? Quartas de Final
11:10 / 12:00 ? Semifinais
12:00 / 12:20 ? Intervalo
12:20 / 12:50 ? Grande final
12:50 ? Cerimônia de premiação no pódio e desfile da Miss Reef Classic 2002