Litoral Norte

Swell encaixa em Maresias

Flávio Tavares, Maresias, São Sebastião (SP)

Flávio Tavares domina os tubos em Maresias, São Sebastião (SP). Foto: Aleko Stergiou.

Desde a semana passada as previsões de ondas indicavam a chegada de um bom swell no litoral Norte de São Paulo. Às vezes as previsões podem errar um pouco e não quis alimentar muitas expectativas. Mas desde a sexta-feira um forte vento Sudoeste soprava em Maresias, indicando que realmente o mar subiria e só nos restava torcer para o vento Leste encaixar.

 

Clique aqui para ver as fotos de Aleko Stergiou

 

Clique aqui para ver as fotos de Anselmo Cachorrão

 

Na expectativa das ondas, chegaram outros fotógrafos como Anselmo Cachorrão, Ricardo Borghi e Sebastian Rojas, além de vários outros que eram vistos nas areias de Maresias. Colamos nos locais e aguardamos. Até uma bela peixada rolou na praia, comandada pelo surfista e pescador Flávio Tavares, o famoso Caixa d’Água.

 

No sábado o mar estava um pouco mexido, mas era visível o aumento das ondas, até que o tão esperado vento Leste soprou e no domingo o dia prometia. Logo cedo no domingo, enquanto muitos voltavam da fervorosa balada, alguns surfistas já circulavam pelas ruas, e o que se ouvia era que o mar estava “clássico”.

 

Fui correndo pegar meus equipamentos  e logo já estava nadando no outside de Maresias, com altos tubos rolando verdes e lisos. Fiquei fotografando grandes surfistas por horas. Foi um dia realmente clássico, com muita correnteza e era um pouco difícil estar no lugar certo e na hora certa da onda.

 

Para mim foi uma das melhores quedas que fiz fotografando em Maresias, me lembrou um mar que deu uma vez no Super Surf quando Trekinho ganhou. Enfim, foi um dia clássico que o internauta do Waves vê com exclusividade, já que a nossa equipe estava com dois fotógrafos registrando os tubos em várias valas da praia.

 

“Um dos melhores finais de semana que já passei em Maresias. Foi até engraçado, parecia que havíamos feito um meeting de fotógrafos em Maresias, tava todo mundo na área e o melhor foi que bombaram altas ondas e todo mundo fez a cabeça”, disse Anselmo Cachorrão.

 

No final do dia estávamos todos com o sorriso largo, fotógrafos e surfistas, e nos reunimos para ver as fotos e acompanhar pela TV mais uma partida do “Fenômeno”. Show de bola, show de surf, show de fotos, foi um dia perfeito.

 

Nota da Redação Waves O detalhe negativo do final de semana de altas ondas em Maresias foi a presença desagradável de alguns palhaços disfarçados de surfistas pilotando seus jets e ameaçando a galera que cai na remada em vários trechos da praia.  Chega a ser ridículo ver estas cenas, pois o mar não estava grandão a ponto de ser impossível dropar no braço.

 

Parece que as autoridades estão esperando acontecer alguma tragédia para tomar uma providência, porque a qualquer momento alguém vai sair morto, ferido ou sequelado de Maresias. Será que vale a pena? Será que o ser humano é tão desprezível a ponto de não respeitar o irmão surfista que está por conta própria dentro da água? Será que um imbecil que cai de jet-ski num mar de 2 metros merece ser chamado de surfista?

 

Infelizmente os salva-vidas não possuem autoridade nenhuma para tomar uma atitude. Portanto, cabe à capitânia dos portos de São Sebastião tomar uma atitude o quanto antes, porque não vai demorar muito para acontecer um acidente, já que estes irresponsáveis que se julgam superiores e que dropam com auxílio de tow-in não dão o menor valor à vida humana e ficam impregnando com as máquinas.

 

A equipe Waves hospeda-se na Pousada Maréatoa.

 

mareatoa/

 

Exit mobile version