Swell fortalece galera do Ceará

Swell de fevereiro no Ceará


Titanzinho de gala… Foto: Lima Júnior.

Praia da Jacqueline cheia de graça. Foto: Lima Júnior.

Iparaná está com boas ondas todos os dias. Foto: Lima Júnior.

Em Icaraí as ondas também oferecem boas paredes. Foto: Lima Júnior.

Paredão em Iacaraí. Foto: Lima Júnior.

Tem onda pra todo mundo em Iacaraí. Foto: Lima Júnior.

Mais Icaraí… Foto: Lima Júnior.

O Diário teve seus dias mágicos com visual psicodélico. Foto: Lima Júnior.

Na sequência, dois momentos de pura perfeição em Iparaná… Foto: Lima Júnior.

Iparaná. Foto: Lima Júnior.

No catavento também é possível encontrar boas ondas, como nestas duas fotos. Foto: Lima Júnior.

Catavento. Foto: Lima Júnior.

Enquanto a surfistada do Sul e Sudeste do Brasil já amarga um flat de verão de pelo menos uma semana, a galera do Nordeste, mais precisamente do Ceará, está rindo à toa.

 

Como já é de costume, nesta época do ano as ondulações de norte/nordeste bombam sem parar e trazem muitas ondas à região.

 

E é o que está acontecendo desde o último dia 3 de fevereiro, quando um bom swell chegou no Ceará para a alegria dos surfistas locais e dos visitantes.

 

Picos como o Diário, que há tempos não funcionava, estão quebrando com ondas perfeitas de até um metro abrindo para os dois lados.

 

Outros picos que oferecem ótimas condições são o Icaraí, Catavento, Iparaná, Titanzinho, Leste-Oeste e praia do Futuro, além de praias como Taíba, outside do Paracuru, Prainha, Pecém, Pico das Almas, no Cumbuco, e o Pontal do Iguape, que não fazem parte do Wavescheck, mas segundo informações estão quebrando perfeitas.

 

No Icaraí e Catavento entram as maiores ondulações, com ondas chegando até 5 pés (1,5 metros) na terça-feira. Duas cenas têm sido comuns ao chegar nos picos: tubos perfeitos ou alguém saindo do mar com a prancha partida ao meio.

 

Quem conhece Icaraí e Catavento sabe que a onda é “power” e algumas vezes chega a lembrar Puerto Escondido, no México, ou a Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, principalmente nos dias de terral. O único defeito é o crowd infernal.

 

Por falar em Terral, a melhor hora do mar é mesmo pela manhã até o meio-dia, pois o vento ainda não está tão forte e não atrapalha a ondulação – esse toque é válido para todos os picos.

 

Outra dica é pegar os fundos de pedra na maré seca, que também funcionam muito bem. Ao chegar em Iparaná pode até ser que não dê para perceber a ondulação, mas pode entrar e se esbaldar com esquerdas extensas e perfeitas.

 

Outro pico que vale o check é a Boca da Barra que, ao contrário da Iparaná, possui direitas muito boas. Havaizinho e Ponte Metálica estão quebrando boas ondas durante a maré seca.


Para quem preferir um pico sem crowd a dica é o Pico das Almas, no Cumbuco, onde esquerdas super alinhadas e extensas estão quebrando pela manhã. Não tenho registro, mas quem pegou garante que está funcionando.

 

Se eu não falei de algum pico que também está funcionando, pegue altas ondas e deixe seu comentário no fórum.

 

Para quem estava trabalhando e não pegou, ainda dá tempo. Boas ondas e até o próximo swell!

Exit mobile version