Outono em Torres

Swell generoso

0

Eu surfo há mais de 30 anos e sempre ouvi histórias sobre em qual momento do ano as ondas estão melhores aqui no Sul do Brasil. Alguns dizem que durante os meses de junho e julho as ondulações são mais constantes, outros dizem que entre os meses de setembro e outubro a direção das ondas está melhor, enfim, cada um tem suas preferências. Mas em uma coisa todos concordamos: março é sempre março! Ondas boas e água quente sempre estão no cardápio.

Durante o mês de março deste ano não foi diferente. Muita onda boa quebrou e fez a felicidade daqueles que puderam aproveitar o fim do verão.

O fim do mês se aproximava, a cabeça feita das ótimas ondas que já haviam rolado, mas os gráficos indicavam que teríamos uma nova ondulação chegando entre os dias 25 e 31 de março. As previsões se confirmaram e ondas entre 4 e 6 pés entraram em todo litoral gaúcho. A direção era de sul / sudeste e o período era entre 10 e 14 segundos.

Os primeiros dias, ainda desajeitados mas com muita força, botaram a remada em dia. Os dias seguintes foram especiais, principalmente a manhã do dia 28 de março, a boa e velha segunda feira.

Em toda orla riograndense se ouviu relatos das perfeitas ondas que estavam quebrando. No litoral norte gaúcho não foi diferente.

Torres estava clássico com ondas quebrando por todas as praias e fazendo a alegria daqueles que podiam desfrutar daquela segunda feira. O vento soprava terral, as ondas com 4 a 6 pés perfeitas, água escura mas quente e o dia com muito sol. entrei cedo peguei algumas e logo pensei que não poderia deixar de registrar aquele momento. Saí e fui buscar o equipamento que havia deixado em casa. Voltei o mais rápido que pude e me posicionei nas pedras dos molhes buscando um ângulo diferente e tentando usar toda a luz que o belo dia me oferecia. O resultado está no álbum de fotos. Um espetáculo da natureza!!

Os destaques foram Stéfano Dorneles, Pedro Gross, Felipe KIta, Giovani da Silva e o local do Passo de Torres Ricardo kjelim, este protagonista de vários tubos.
Para mim, março é sempre o melhor mês de ondas, clima e luz. A entrada do outono deixa tudo mais iluminado, a água está sempre quente e boas ondas sempre quebram. Os dias que se seguiram durante a semana são o assunto da próxima matéria. Muito surf!!

Obrigado senhor por me deixar fazer parte disso!!!! ALOHA e até a próxima!!!

Mais sobre a sessão e sobre o fotógrafo na página Sombriofotos e Instagram @sombriofotos.

Obs: Muitos pegaram ondas boas, peço desculpa àqueles que não conheço bem e não consegui identificar nas fotos.

Luciano Sombrio tem apoio do Pico da Tribo, SAL Garopaba e pranchas Index Krown.