Presidents' Day

Swell por decreto na Califa

0

No último dia 15 de fevereiro acordei cedo, pois a previsão era de altas ondas em Huntington Beach, Califórnia (EUA).

Depois de tirar algumas fotos, fui tomar café da manhã em um restaurante que fica em frente ao famoso píer.

Quando olhei para areia não entendi nada. Segunda-feira, praia cheia e um sol de mais de 30 graus em pleno inverno. Inacreditável! Para todo lado que eu olhava havia grupos de três ou mais adolescentes americanas. Era mulher para tudo quanto é lado!

As redes de vôlei também estavam lotadas. Aqui em Huntington tem umas dez em cada lado do píer. Não precisa pagar nada, é só chegar e jogar. Não é por acaso que os americanos dominam em quase todos os esportes.

Enquanto isso, na água, tubos quebravam para todos os lados. Geralmente quando as ondas chegam embaixo do píer dão uma balançada e não quebram. Porém, neste dia, havia um banco de areia raso e os tubos rolavam inclusive embaixo do píer.

Os caras entubavam e de repente davam de cara com as pilastras. Por muita sorte, com exceção de alguns cortes, nenhum surfista se machucou gravemente.

O único problema era a cor da água, meio marrom devido às chuvas que atingiram a Califórnia por duas semanas.

Este foi o mesmo swell que fez quebrar ondas gigantes em Mavericks durante o último campeonato, o Mavericks Surf Contest.

Quando cheguei em casa, ainda sem entender nada, disse à minha namorada: “Apesar de ser inverno a praia está lotada como nos dias de verão”. Ela apenas respondeu: “Se você visse a televisão saberia que hoje é feriado de Presidents’ Day”.

Marcelo Bolão é fotografo e reside em Huntington Beach. Clique aqui para conhecer mais sobre seu trabalho.