Esse inverno tem sido bem rigoroso no Sul do país. Cidades com temperaturas abaixo de zero se tornaram frequentes nesta temporada. Não é nada fácil surfar em dias assim.
Além do frio e do vento congelante, a água também fica bem mais gelada. Mesmo assim, há sempre aqueles que são mais fissurados, especialmente se as condições estão boas. Assim foi na última semana, quando os gráficos indicavam boas ondas para o começo da semana.
Recebi uma ligação na segunda-feira à noite, era o shaper TBS (Tiago Swinka), de Curitiba (PR), perguntando sobre as condições do mar aqui no Sul do país. Falei que havia acabado de fotografar alguns amigos e as ondas permaneceriam para o dia seguinte, podendo aumentar até um pouco mais.
Na terça-feira a previsão se confirmou e capturei bons momentos de surfistas como Riquinho (Ricardo Wendhausen), Lucas Silveira e Fábio Silva. TBS, Paulo Derengoski e Leandro Cristian vieram cedo para o Sul e no meio do caminho pararam para checar as condições na região entre Penha e Navegantes. Os mesmos pegaram altas ondas – sem crowd – em um secret da região catarinense.
Assim eles só chegaram aqui em Florianópolis à noite. Dormimos e de manhã fomos bem cedo checar o mar. As condições já não estavam tão boas como estavam na terça, mas mesmo assim Paulo e Leandro encontraram boas ondas e quebraram a vala. Nesse dia também estava presente Marco Polo, ex-top do World Tour.
Confiram as fotos registradas nessa última semana aqui no Sul do país.
O fotógrafo Douglas Cominski conta com apoio da Tide Rise. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse o site Shot Spot.