Taça Lui Lui define campeões na praia Brava

Felipe Piacentini

Felipe Piacentini ficou com o título na categoria Soul Surf. Foto: Ivan Storti/Divulgação ACSU.
Um domingo chuvoso e com ondas difíceis variando entre 1,5 e 2 metros foi o cenário da etapa final da Taça Lui Lui Universitário 2003 na praia Brava, Norte da Ilha de Santa Catarina.

 

Os líderes do ranking acabaram confirmando os títulos estaduais, mas nenhum venceu a quarta e última etapa da temporada.

 

O primeiro a comemorar foi Felipe Piacentini na categoria Soul Surf. Logo depois, Rafael Imhof também viu seu adversário ser eliminado para garantir o primeiro lugar na Formados.

 

Já a Open e a Feminina foram decididas na grande final e os vencedores da última etapa acabaram tirando o título estadual dos que vinham liderando a bateria, consagrando como campeões quem já estava na frente dos rankings, Clayton de Valgas e Gabriele Borges.

 

A decisão mais emocionante foi a Open, com André Coutinho (UNISUL/Engenharia Civil) arriscando tudo nas pesadas ondas da praia Brava. Buscou os tubos e garantiu sua segunda vitória na Taça Lui Lui de Surf Universitário 2003.

 

Com isso, tirou o título estadual de Rodrigo Farias (UNESC/Direito), que liderava a disputa e precisava vencer a prova, mas não conseguiu superar o colega de faculdade Clayton de Valgas (UNISUL /Administração), eliminado nas semifinais, que ficou com a passagem aérea para os EUA.

 

?Tinha boas ondas na final, buraco, do jeito que eu gosto, mas infelizmente acabei em segundo no ranking. Mesmo assim, fico feliz em dar o título para o Clayton, que surfou muito bem neste ano e a gente é da mesma equipe né??, lembrou André Coutinho.

 

Rafael Imhof faturou o título na categoria Formados. Foto: Ivan Storti/Divulgação ACSU.
Rodrigo Farias terminou em segundo lugar e em terceiro no ranking. Os três e Daniel Froner, terceiro colocado na final deste domingo, representam Santa Catarina no Confronto Brasileiro Amador, junto com Gabriele Borges e Larissa Barbiere, de 02 a 06 de dezembro em Maresias, São Sebastião (SP).

 

A final feminina foi a primeira a entrar no mar, depois de uma paralisação de 15 minutos devido à uma tempestade que desabou com muitos raios. Larissa Barbiere (UNIVALI/Adminis-tração) liderou a disputa até o último minuto, quando Duty Rost (UNIVALI/Direito), conseguiu tirar uma nota 5,5 para garantir a vitória. Ela só não sabia que com isso acabou tirando o título estadual da amiga de faculdade Larissa Barbiere, para dar a Gabriele Borges (UNISUL/Turismo), terceira colocada na etapa.

 

?Realmente eu não sabia, mas cada uma delas tinha ganho uma etapa e faltava a minha?, afirmou Duty. Com o resultado, na soma dos três melhores do ano, Gabriele e Larissa terminaram empatadas com 2.710 pontos. No desempate, o terceiro lugar da Gabriele na praia Brava superou o sétimo que Larissa tem como quarto resultado na temporada.

 

?As condições estavam horríveis. Foi uma queda atrás da outra e foi totalmente inesperado este resultado, porque quem vencesse levava, menos a Duty. Ainda bem que ela venceu e a Estrela (Rangel) ficou atrás de mim, porque senão ela seria a campeã?, destacou a paulista Gabriele, que agora representa Santa Catarina no Confronto Brasileiro Universitário em Maresias.

 

?Vou lá rever meus amigos e vai ser bom, porque eles não deixaram eu correr o Universitário em São Paulo e eu prometi que ia conseguir a vaga para competir por Santa Catarina?.

 

Mateus Silva ficou em terceiro lugar na categoria Soul Surf. Foto: Ivan Storti/Divulgação ACSU.
Na seqüência, veio a decisão da Formados, cujo título estadual já havia sido garantido por Rafael Imhof (ACE/Psicologia), após a eliminação do bicampeão Júnior Maciel (UFSC/Direito) na primeira semifinal.

 

Na segunda, Imhof tirou a maior nota na Praia Brava ? 9,0 ? mas na final foi surpreendido por Gustavo Morelli (UNIVALI/Direito), que venceu a etapa final da Taça Lui Lui Universitário 2003. Era a volta do campeão do primeiro circuito da Associação Catarinense de Surf Universitário.

 

?Ele ganhou uma passagem para os Estados Unidos na época, viajou para lá e só voltou agora?, lembrou Mark Puls, presidente da ACSU. O próprio Guto Morelli conta: ?Graças ao Circuito Universitário, eu ganhei essa passagem em 2000, viajei em 2001, morei na Califórnia, no Hawaii e voltei agora, há 4 meses. Esta é a primeira etapa que corro nestes dois anos e pouco e levei a vitória?.

 

Rafael Imhof, mesmo não vencendo a última etapa, estava feliz com o título de campeão catarinense universitário na categoria Formados. ?Entrei na final querendo vencer, mas não deu e mesmo assim estou muito feliz, porque é a primeira vez que corro o circuito inteiro e ter sido campeão foi muito bom?, falou Imhof, que assim como Gabriele Borges, ganhou uma bolsa anual para estudo de uma língua estrangeira na Escola Wizard de Idiomas.

 

Sem a presença do campeão estadual Felipe Piacentini (DECISÃO/Marketing), ganhador da passagem para Fernando de Noronha (PE), Mateus Silva (ASSESC/Turismo) venceu a final da categoria Soul Surf, derrotando Nicolas Pontes (2o. lugar), Zelio Santana (3o.) e Daniel Rolin (4o.).  

 

A Taça Lui Lui de Surf Universitário 2003 é uma realização da ACSU, com supervisão da FECASURF. A competição teve patrocínio da Lui Lui, South to South, Lojas Sul Nativo e Intercultural-cursos no exterior; apoio da Bullys Acessórios, Escola Wizard de Idiomas, Infinit Sunglasses, Bennet Foam, Pranchas Crivella, Oficina de Promoções de Eventos, NUT Bebidas, Bar do Banana, Campanha do Surfista Doador e Pro-Ilha Expression Session; com divulgação oficial pelo site Waves.Terra e Rede Atlântida FM. Esta quarta etapa também contou com o apoio do Kioske do Pirata e da Associação de Surf da Praia Brava (ASPB).

 

Para obter mais informações, entre em contato com a ACSU pelo telefone (0xx48) 3028 0870 ou 9980-1013. Ou pelo e-mail acsu00@hotmail.com

 

Open


1 Clayton de Valgas (UNISUL) 2556
2 André Coutinho (UNISUL) 2531
3 Rodrigo Farias (UNESC) 2520
4 Daniel Froner (ÚNICA) 2241

 

Soul Surf (Iniciantes)

 

1 Felipe Piacentini (DECISÃO) 2556
2 Alexandre Maya (UDESC) 2312
3 Mateus Silva (ASSESC) 2240
4 Pablo Aguiar (FURB) 1861

 

Formados


1 Rafael Imhof (ACE) 2900
2 Júnior Maciel (UFSC) 2800
3 Ricardo Pauleti (UFSC) 2195

 

Feminina


1 Gabriele Borges (UNISUL) 2710
2 Larissa Barbieri (UNIVALI) 2710
3 Estrela Rangel (UFSC) 2629

 

Exit mobile version