Taça Lui Lui fecha ranking universitário em SC

Guilherme Ribeiro, vencedor da primeita etapa catarinense, busca sua vaga na finalíssima em Ubatuba

Guilherme Ribeiro foi o vice-campeão na categoria Formados. Foto: Ivan Storti/FMA Comunicação.
Decisões emocionantes marcaram a quarta e última etapa da Taça Lui Lui de Surf Universitário 2002, realizada no último final (16 e 17/11), na praia Brava, em Florianópolis (SC).

 

Os títulos estaduais de três das quatro categorias em disputa foram decididos nas baterias finais, realizadas em ondas de 0,5 metro no domingo ensolarado de forte calor em toda Ilha de Santa Catarina.

 

Uma exata combinação de resultados acabou premiando Rafael Ramos como o novo campeão Open na praia Brava, com o defensor do título Tiago Machado vencendo a etapa final da temporada.

 

Na Soul Surf, Leonardo Oliveira carimbou o título de Rodrigo Farias, que já entrou na decisão como campeão estadual.

 

Na Feminina, Michaela Fregonese garantiu a primeira posição no ranking derrotando três concorrentes diretas na final.

 

E na Formados, Júnior Maciel sagrou-se bicampeão fechando o ano com três vitórias na Taça Lui Lui de Surf Universitário 2002.

 

Além da decisão dos títulos estaduais, a etapa final na praia Brava também classificou os quatro últimos componentes da equipe catarinense que vai em busca do bicampeonato no Confronto Brasileiro Universitário, marcado para os dias 13 a 15 de dezembro na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

 

Rafael Ramos e Luli Pereira ficaram com as duas vagas restantes da categoria Open. O campeão da categoria Soul Surf da Taça Lui Lui, Rodrigo Farias, também confirmou a sua. E na Feminina, Larissa Barbieri perdeu o título para Michaela Fregonese, mas as duas representarão Santa Catarina em São Sebastião (SP). Os outros integrantes da equipe foram definidos numa seletiva na praia Mole: Tiago Machado, André Zanini, Michaela Fregonese e Jofrei Seibel.

 

Confirmando a previsão, mesmo não classificando nenhum atleta para o Confronto Brasileiro, a decisão mais emocionante foi a da categoria Formados. Os três concorrentes ao título disputaram a primeira semifinal e Rubens Farias acabou ficando de fora da briga.

 

Michaela Fregonesi venceu no Feminino e mostrou que manda bem em ondas pequenas também. Foto: Ricardo Macario.
Na final, Júnior Maciel dominou toda a bateria, mas Guilherme Ribeiro surfou uma boa onda nos últimos segundos e a decisão ficou para os juizes. Ele precisava de 5,76 pontos para vencer e depois de um longo suspense, foi anunciado que a sua onda valeu nota 5,5.

 

?No último segundo, o Gui (Guilherme Ribeiro) pegou uma onda boa, ficou todo este suspense, mas o título ficou mesmo comigo, que liderei a bateria inteira?, suspirou aliviado o advogado formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que elogiou o seu adversário, que concluiu o curso de Engenharia Civil na mesma faculdade no ano passado.

 

?Ele surfa muito bem. Estreou na categoria Formados como campeão da Open em 2001 e isso foi muito legal, porque deu mais emoção à categoria?, contou Maciel, que ganhou uma passagem aérea para Ilhéus (BA).

 

Na categoria principal também não faltou emoção. Em sua primeira final da temporada, o defensor do título Tiago Machado arrebentou nas pequenas ondas da Brava, garantindo a vitória com notas 8,00 e 7,25 em suas duas melhores apresentações.

 

André Zanini liderava o ranking e ganhou a disputa pela segunda colocação de Rafael Ramos, que acabou ficando em terceiro lugar, exatamente o que precisava para terminar como campeão catarinense Open da Taça Lui Lui.

 

?Foi um título muito disputado, cheio de atletas profissionais e graças à Deus consegui ficar com a primeira colocação na conta certa?, disse Rafael.

 

O extrovertido André Zanini demorou a acreditar no acontecido. ?Tá louco, estou desesperado. Fiquei o campeonato inteiro torcendo para ele perder, mas eu ia passando as baterias e ele também, até chegarmos na final. Se ele ficasse em quarto, eu era o campeão, mas fazer o quê? Mesmo assim, parabéns para ele que também surfa muito bem. Agora vamos para o Confronto e tomara que eu consiga ser campeão brasileiro universitário, já que não fui campeão catarinense?, deseja Zanini.

 

Já o mais feliz entre os finalistas no domingo final da Taça Lui Lui era Tiago Machado, que, assim como Ramos e Zanini, também estuda na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

 

?Fiquei o ano inteiro tentando acertar as pranchas e só agora na reta final é que consegui. Venci a seletiva domingo passado na praia Mole e agora conquistei minha segunda vitória seguida aqui na Brava. Agora, as pranchas estão no pé, a cabeça está no lugar, a faculdade está acabando e é só treinar para o brasileiro?, falou Machado.

 

Outra decisão emocionante foi na categoria Feminina, com três atletas brigando pelo título estadual na última bateria. Comprovando o favoritismo, Michaela Fregonese faturou o título, com Andreza Barcelos surpreendendo as outras duas candidatas ao terminar em segundo lugar na grande final. Duty Rost ficou em terceiro e a ex-líder Larissa Barbieri acabou em quarto.

 

?Finalmente consegui o que tanto queria: ser campeã catarinense. E provei nestas ondas pequenas que não sou surfista só de onda grande?, disse Michaela.

 

Já na categoria que envolveu o maior número de inscritos na etapa final da Taça Lui Lui, Rodrigo Farias, de Criciúma, já entrou na decisão como campeão da Soul Surf.

 

?As ondas estão muito ruins e entrei relaxado na final. Mas, no ano que vem o bicho vai pegar, porque vou subir de categoria e na Open o nível é muito mais forte?, falou Farias, terceiro colocado na final vencida por Leonardo Vieira.

 

Para obter mais informações sobre o evento, ligue para (0xx48) 3028-0870. Ou visite o site www.surfpro.com.br/acsu/ .

 

Confira o ranking catarinense universitário 2002:

 

Open

 

1 Rafael Ramos (Univali) 2710 ptos

2 André Zanini (Univali) 2610 ptos

3 Luli Pereira (Univali) 2187 ptos

4 Tiago Machado (Univali) 1961 ptos

 

Soul Surf (Iniciantes)

 

1 Rodrigo Farias (Unesc) 2710 ptos

2 Alexandre Reis (Unisul) 2285 ptos

3 Leonardo Vieira (UFSC) 1900 ptos

4 Gustavo Forneck 1843 ptos 

 

Formados

 

1 Junior Maciel (UFSC) 3000 ptos

2 Guilherme Ribeiro (UFSC) 2800 ptos

3 Rubens Farias (Udesc) 2610 ptos

4 Fernando Motta (Udesc) 1916 ptos

 

Feminina

 

1 Michaela Fregonese (Unisul) 2900 ptos

2 Larissa Barbieri (Univali) 2629 ptos

3 Duty Rost (Univali) 2620 ptos

4 Ana Cláudia Cabral (Unisul) 2366 ptos

Exit mobile version