Espêice Fia

Tainha times

0

A temporada da pesca da tainha chegando ao fim no litoral catarinense e ondas sendo liberadas depois de dois meses com algumas praias fechadas. Captura razoável do peixe, mas não chega ainda à meta de 1,6 tonelada.

As ondas no fim do outono foram ótimas e no inverno também já rolaram bons dias. Neste período, perambulei por picos de Floripa e por outras praias do sul do estado, mais precisamente na região de Garopaba e Farol de Santa Marta, onde o evento de ondas grandes na remada movimenta a turma do big surf com a janela de espera que se abriu no último dia 3 de julho, estendendo-se até 31 de outubro deste ano, na praia do Cardoso.

Aliás, com organização da Atowinj e ASTFSM, um coquetel (Festa Surf Scream) de abertura do “Desafio Mormaii de Ondas Grandes na Remada” rolou recentemente na cidade de Criciúma, no Pub Republic.

Por lá, alguns atletas locais que estão na lista de convidados. Na ocasião, fui até lá com Dê da Barra e o fotógrafo James Thisted para dar o “confere” e aproveitar para praticar no Cardoso.

As boas vindas no coquetel foram legais. A galera se divertiu ao som das pickups dos  DJ’s Ploc e Beats, bem como da banda Rádio Clandestino.

Se a festa foi top, o swell daquela semana não vingou, mas valeram as sessions mesmo em marolas no Farol  e no beach break da Jaguaruna, que, distante da famosa laje, também tem bastante força.

E por falar em swell, no momento em que escrevo estas linhas, percebo a chegada de uma boa ondulação no sul nesta semana. “Bora” praticar?

Fábio Gouveia
Campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS em 1998. É reconhecido como um ícone do esporte no Brasil e no Mundo. Também trabalha como shaper.