#Considerada a grande revelação do surf feminino brasileiro, a pequena Taís de Almeida, de apenas 14 anos, é um dos grandes destaques na decisão do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, que irá rolar neste final de semana (20 e 21/11), na praia de Maresias, São Sebastião.
A surfista de Saquarema aparece como favorita nas duas categorias em disputa: profissional e iniciantes, na 3ª e última etapa do Festival Surftrip de Surf Feminino, campeonato exclusivo para as mulheres. Na etapa de abertura, no Guarujá, Taís impressionou a todos vencendo na iniciantes e ainda tendo preparo físico para ficar em 2º lugar na profissional, desbancando muitas surfistas experientes, como a atual campeã brasileira Brigitte Mayer.
Após outro bom desempenho na 2ª etapa, em Ubatuba, ela chegou na decisão em 3º lugar no ranking pro e na vice-liderança da iniciantes, categoria criada este ano para surfistas com pouca experiência. Ainda com ar de menininha, Taís mostra um surf agressivo, sem deixar nada a desejar para as melhores da atualidade. “Sem dúvida, ela é o grande nome desta nova geração e tem tudo para ser campeã mundial. Ainda tem um caminho longo a trilhar, mas já vem mostrando que tem enorme potencial.
Ela surfa muito bem e demonstra ter calma e preparo técnico e físico para enfrentar as profissionais. Está no caminho certo”, comenta Sérgio Gadelha, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Surf. “Estou tranqüila e vou surfar sem preocupações, como foi nas duas outras etapas. Ainda sou muito nova e estou ganhando cada vez mais experiência”, afirma Taís, que enfrentará grandes adversárias na iniciantes como as paulistas Suelen Naraisa, de Ubatuba; Cláudia Gonçalves, do Guarujá; e Jaqueline Diniz, da Praia Grande e as catarinenses Juliana Quint e Camila Amarante, ambas de Florianópolis.
Na profissional, a briga deve acontecer com as cariocas Andréa Lopes (pentacampeã brasileira amadora e líder do ranking) e Brigitte Mayer, além da potiguar Alcione Silva, de Natal (campeã mundial no ISA World Surfing Games).
O Festival Surftrip de Surf Feminino tem co-patrocínio de Huihine, Local Motion, Redley, Hang Loose e Wagon. Conta com o apoio das prefeituras do Guarujá, Ubatuba e São Sebastião, Goofy Girls, FreeStyle, Revista Aloha e Thyola Surfboards. A organização é da Associação de Surf de Ubatuba com supervisão da ABRASP.