Taís de Almeida leva a melhor em Alagoas

0

Taís de Almeida faturou o título da segunda etapa do circuito Petrobras. Foto: Rick Werneck.
Taís Almeida quebrou o domínio nordestino do Circuito Petrobras e venceu a segunda etapa da competição, que terminou neste domingo, na praia do Francês, em Alagoas.


A surfista do Rio de Janeiro virou a bateria final com uma onda nos últimos segundos, superando a paulista Suelen Naraísa, líder até então. Juliana Guimarães e Brigitte Meyer, ambas do Rio, terminaram em terceiro e quarto lugares respectivamente.


Com a vitória, Taís assumiu a liderança do ranking, com 2.833 pontos, com uma pequena vantagem sobre Suelen, que soma 2.815. A próxima e decisiva etapa acontece no Rio de Janeiro, em outubro.


Grandes destaques dos dias anteriores, Alcione Silva, do Rio Grande do Norte, e Silvana Lima, cearense radicada no Rio, foram eliminadas nas quartas-de-final, na bateria mais equilibrada da competição. As duas foram superadas por Juliana Guimarães e Taís de Almeida, que já nessa fase contou com uma onda salvadora nos segundos finais.


“Esse ano eu estou mais concentrada e querendo voltar a brigar pelos títulos. Fiquei muito feliz de virar a bateria no finalzinho. Sabia que a onda certa iria chegar. Agora o negócio é manter a ponta no Rio de Janeiro”, disse Taís, que nasceu em Brasília, mas mora em Saquarema desde os quatro anos.

 

A bateria das quartas-de-final tinha ainda Andréa Lopes, que passou em primeiro. Na semifinais, Taís e Juliana dominaram desde o início, com Andréa ficando em terceiro e Francisca Pereira em quarto. Na outra semifinal, Suelen (primeira) e Brigitte também não deram chances para Cláudia Gonçalves (terceira) e Elisa Castro (quarta).

 

As etapas do Circuito Petrobras de Surfe Feminino são válidas pela divisão de acesso, classificando as oito primeiras do ranking para o SuperSurf 2005 e quem for bem neste campeonato estará praticamente garantida na elite nacional ano que vem.

 

Além das provas do Petrobras, o calendário do surfe feminino prevê apenas mais uma etapa na divisão de acesso. Apesar da virada de Taís Almeida no final, Suelen Naraísa, atual líder do SuperSurf, estava satisfeita com o segundo lugar.


“A Taís estava no lugar certo na hora certa, mas fiquei feliz com meu segundo lugar, que me mantém na briga pelo título do circuito. Além disso, fiquei ainda mais motivada para defender a liderança do Super Surf, semana que vem, em Porto de Galinhas”, disse a vice-campeã.


No longboard, a vitória ficou novamente com a catarinense Karina Abras, que vem dominando nos pranchões há duas temporadas. Karina superou três surfistas do Rio na final: Taís Tedesco ficou em segundo, seguida por Patrícia Sodré e Mainá Thompson.

 

Este ano o circuito Petrobras ganhou ainda mais força, pois as dez primeiras colocadas do ranking da competição estarão classificadas para um grande evento de encerramento da temporada do surfe nacional, que acontecerá no Rio, em dezembro.

 

 Com R$ 30 mil em prêmios, a competição terá um formato inédito e será disputada por equipes de três surfistas: um longboarder, uma mulher e um de pranchinha. Os longboarders garantirão suas vagas no Petrobras Longboard Classic, enquanto os dez melhores das pranchinhas sairão das duas Seletivas Petrobras de Surfe Masculino.

 

Resultados

 

Grommets

 

1 Jéssica Marques – SP
2 Isabela Lima – RJ
3 Natalie Paola – SP
4 Gabriela Ramos – AL

 

Mirim

 

1 Monique Santos – PE
2 Gabriela Teixeira – RJ
3 Bruna Schimitz – PR
4 Susã Leal – SP

 

Open

 

1 Diana Cristina – PB
2 Gabriela Teixeira – RJ
3 Krisna de Souza – RN
4 Susã Leal – SP

 

Longboard

 

1 Karina Abras – SC
2 Taís Tedesco – RJ
3 Patrícia Sodré – RJ
4 Maina Thompson – RJ

 

Profissional

 

1 Taís de Almeida – RJ – 2 mil pontos
2 Suelen Naraisa – SP – 1.720 pontos
3 Juliana Guimarães – RJ – 1.460 pontos
4 Brigitte Meyer – RJ – 1.340 pontos

 

Ranking Profissional

 

1 Taís de Almeida – RJ – 2.833 pontos
2 Suelen Naraisa – SP – 2.815 pontos
3 Juliana Guimarães – RJ – 2.465 pontos
4 Silvana Lima – CE – 2.290 pontos
5 Andréa Lopes – RJ – 2.135 pontos
6 Brigitte Meyer – RJ – 2.090 pontos