Em fase de produção, o documentário Taiu, Surfando Além do Oceano apresenta a história do ícone do surf brasileiro Otaviano Bueno.
O trabalho exibe toda a luta, superação e amor do protagonista. Seu legado deixa lições como o quanto podemos ser fortes, o quanto podemos vencer batalhas e o quanto devemos e podemos dar o merecido valor à vida.
A estruturação do longa metragem vai desde o início da história do Taiu, com seu nascimento e infância; passa pelo acidente que o tirou quase todos os movimentos do seu corpo e termina na volta do surfista ao mar.
Respeitado no Brasil e no exterior, Taiu narra suas viagens, os lugares mais incríveis que visitou, as grandes lembranças que o mundo lhe deixou, dentre outras histórias que só os surfista viajantes conhecem.
A questão do acidente é tratada com profundidade pelos produtores. O vídeo ressalta o impacto do ocorrido na comunidade do surf, família e no próprio Taiu, além de abordar aspectos clínicos com especialistas no assunto.
O vídeo ainda trata as questão da evolução nos estudos das células tronco, e passa pelos conflitos morais, políticos e religiosos que impedem englobam a questão.
O final do documentário, narra a adaptação de um grupo de amigos para trazer Taiu de volta ao o surf.
Além disso, é apresentado um paralelo com outros deficientes físicos, que praticam outros esportes e são exímios profissionais nas suas respectivas áreas.
Confira acima o trailer do documentário.
Foto de capa Arquivo Pessoal Otaviano “Taiu” Bueno