O aussie Taj Burrow recebeu a primeira nota 10 do evento e totalizou a maior somatória. Foto arquivo: ASP World Tour/Ellis. |
Válido como a quinta etapa do WQS, o evento tem nível 5 estrelas e distribui US$ 100 mil em prêmios.
Em ondas de até 1 metro e formação regular, Taj estabeleceu os dois novos recordes do evento, obtendo a maior nota e melhor somatória.
Depois de atacar com perfeição uma boa esquerda, na qual mandou várias manobras de backside, Burrow recebeu a primeira nota 10 da competição.
O australiano encerrou sua primeira participação no evento com o total de 17.93 pontos de vinte possíveis.
Marco Polo fez a segunda maior somatória do dia. Foto arquivo: Ivan Storti / Divulgação Hang Loose. |
O exército verde-amarelo não repetiu o desempenho da rodada anterior, quando teve um aproveitamento de 90% nas ondas australianas.
Neste sábado, dos 14 brazucas que caíram na água, apenas seis seguiram adiante.
Marcelo Nunes, Peterson Rosa, Neco Padaratz, Raoni Monteiro, Marco Polo e Yuri Sodré estão garantidos nas oitavas-de-final.
Já os atletas Renato Galvão, Jihad Kohdr, Danilo Costa, Léo Neves, Marcelo Trekinho, Pedro Henrique, Jean da Silva e Renan Rocha foram eliminados.
Entre os brazucas, a melhor atuação ficou por conta do catarinense Marco Polo, autor de 17.00 pontos, a segunda maior somatória do dia. Polo abusou das manobras de backside para somar notas 9.17 e 7.83.
Marcelo Nunes estreou com vitória em Maroubra Beach. Foto arquivo: Tostee/ASP. |
Na abertura da oitava rodada, Galvão não conseguiu superar o sul-africano Travis Logie e o aussie Michael Lowe, com o australiano Troy Brooks ficando em último no confronto.
No confronto seguinte, o potiguar Marcelo Nunes mandou bem em sua primeira participação no evento e levou a melhor sobre o franco-brasileiro Patrick Beven (2º.), o aussie Shane Powell e o paranaense Jihad Kohdr.
O também potiguar Danilo Costa não teve a mesma atuação do conterrâneo, terminando em último na bateria vencida pelo yankee CJ Hobgood, com o australiano Darren O’Rafferty levando a segunda vaga e o também aussie Andrew King dançando junto com o potiguar.
Peterson Rosa garantiu presença nas oitavas-de-final. Foto arquivo: Ellis/ASP. |
Em seguida, o franco-brasileiro Eric Rebiere venceu o duelo acirrado contra o catarinense Neco Padaratz, que classificou-se em segundo lugar e deu fim às esperanças do carioca Pedro Henrique e o australiano Shaun Cansdell.
Por pouco o hexacampeão mundial Kelly Slater não deu adeus ao evento logo em sua estréia.
Numa bateria com poucas ondas, Slater garantiu sua vaga nos instantes finais, passando apertado pelo japonês Naohisa Ogawa e o havaiano Ian Walsh, com o aussie Koby Abberton vencendo a disputa.
Raoni Monteiro levou a melhor no duelo contra o amigo Léo Neves. Foto arquivo: Ivan Storti / FMA. |
Na décima bateria, o norte-americano Chris Ward disparou na liderança e deixou a briga pela segunda vaga entre os cariocas Raoni Monteiro e Léo Neves.
No final das contas, Raoni levou a melhor sobre o amigo, com o yankee Dane Johnson ocupando a quarta posição.
Aproximadamente 10 segundos custaram caro ao jovem catarinense Jean da Silva, que vinha de brilhantes performances nas rodadas anteriores.
Jean travou um duelo emocionante com o havaiano Roy Powers na 13a. bateria, virando o confronto no último minuto com uma boa onda de frontside.
Yuri Sodré garantiu a classificação nos minutos finais. Foto arquivo: Nilton Santos. |
Na 15a. bateria, Marco Polo abusou das manobras de backside para detonar o sul-africano Greg Emslie (2º.), o aussie Steve Clements e o paulista Renan Rocha, que não encontrou as melhores ondas e foi eliminado.
Encerrando a participação do exército verde-amarelo no Snickers Australian Open, o carioca Yuri Sodré venceu a última bateria do dia com uma boa atuação nas ondas de Maroubra Beach.
Yuri demorou de entrar em sintonia com as séries, mas nos cinco minutos finais o brazuca reagiu com duas boas ondas de backside, deixando para trás os australianos Luke Stedman e Kieren Perrow, além do norte-americano Ben Bourgeois.
Baterias das oitavas-de-final
1 Travis Logie (AfrS), Michael Lowe (Aus), Marcelo Nunes (Bra) e Patrick Beven (Fra)
2 Trent Munro (Aus), Adam Roberton (Aus), Tom Whitaker (Aus) e Dane Reynolds (EUA)
3 CJ Hobgood (EUA), Darren O’Rafferty (Aus), Lee Winkler (Aus) e Peterson Rosa (Bra)
4 Eric Rebiere (Fra), Neco Padaratz (Bra), Koby Abberton (Aus) e Kelly Slater (EUA)
5 Taj Burrow (Aus), Mikala Jones (Haw), Chris Ward (EUA) e Raoni Monteiro (Bra)
6 Kirk Flintoff (Aus), Damien Hobgood (EUA), Dustin Barca (Haw) e Kekoa Bacalso (Haw)
7 Todd Prestage (Aus), Roy Powers (Haw), Kai Otton (Aus) e Zane Harrison (Aus)
8 Marco Polo (Bra), Greg Emslie (AfrS), Yuri Sodré (Bra) e Luke Stedman (Aus)