Burleigh Pro

Taj vence combate aéreo

Taj Burrow, Breaka Burleigh Pro 2010, Burleigh Heads, Austrália

Taj Burrow ataca pelo alto na final. Foto: Douglas Cominski / Shotspot.com.au.

O australiano Taj Burrow é o vencedor do Breaka Burleigh Pro, etapa de nível 4 estrelas do WQS encerrada neste domingo (21/2) em Burleigh Heads, Gold Coast, Austrália.

 

Clique aqui para ver a entrevista de Taj Burrow

 

Clique aqui para ver a entrevista de Josh Kerr

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver mais fotos

 

Com cerca de meio metro e poucas séries maiores, as famosas direitas do point break começaram com formação ruim, mas ganharam qualidade ao decorrer do dia.

Josh Kerr também investe nas decolagens. Foto: Gabriel Teixeira.

O público compareceu em peso para prestigiar o evento e lotou as colinas do point break, que são verdadeiras arquibancadas naturais para quem curte assistir um show de surf bem de perto.

 

O título da prova foi decidido em um combate aéreo. Os australianos Taj Burrow, Josh Kerr e Owen Wright, além do havaiano Dusty Payne foram os pilotos da decisão.

 

Para vencer a prova, o atual campeão do Pipeline Masters apostou todas suas fichas e arriscou forte ao executar aéreos com alto grau de dificuldade, além de exibir um repertório completo de batidas, rasgadas, rabetadas e floaters. Com performances sempre em alta velocidade, Taj Burrow castigou todas ondas que apareceram em sua frente, para somar 9.10 e 8.20 nas duas melhores.

 

“É muito bom estar de volta a Burleigh Heads. Já dediquei muito do meu tempo aqui ao longo dos anos e esta onda é ótima. Vencer a primeira competição aqui depois de tanto tempo é simplesmente demais”, comemora Taj Burrow.

“O evento foi épico, as ondas foram ótimas e presenciei as melhores performances que já vi. Foram muitos aéreos e todos competidores iam ao máximo. Foi impressionante fazer parte disto”, finaliza o vencedor da prova.

 

Seu compatriota Josh Kerr não deu mole e também arriscou pesado em todos os tipos de aéreo, brigando de igual para igual durante a maior parte do confronto e arrancando aplausos da torcida, porém não foi suficiente para deter o inspirado surfista do Oeste australiano. Ele encerrou sua participação na segunda posição, com notas 8.60 e 7.07.

 

O jovem Owen Wright, 20 anos, que estreia este ano no ASP World Tour e foi o carrasco de grandes nomes do surf nesta prova, optou pelo posicionamento mais ao outside e esperou pacientemente pelas maiores séries, porém desperdiçou oportunidades e caiu em muitas delas.

 

Nas duas ondas em que ele conseguiu mostrar um pouco melhor o surf, recebeu dos juízes notas 7.83 e 6.77, para subir ao pódio na terceira colocação.

 

Também estreante no ASP World Tour, o havaiano Dusty Payne, 22, arriscou tudo nas decolagens, mas não completou muitas delas e o melhor que conseguiu foram notas 4.50 e 4.23, para fechar o evento na quarta posição do pódio. Ele também despachou experientes e renomados atletas nos rounds anteriores.

 

O atual campeão mundial Mick Fanning definitivamente não entrou em sintonia com as ondas de Burleigh Heads. Depois de uma apresentação morna em sua bateria de estreia no dia anterior, ele não acertou o pé como de costume nas direitas do pico e foi eliminado pelos finalistas Josh Kerr e Owen Wright ainda nas oitavas-de-final.

 

Os brasileiros que participaram da prova foram Alexandre Chacon, Jefferson Silva, André Teixeira, Ricardo Lange, Marco Fernandez, Franklin Serpa e Ricardo dos Santos. Quem chegou mais longe foi o baiano André Teixeira, que passou pelo havaiano Sunny Garcia e encerrou sua participação no quinto round.

 

Depois de 10 anos sem competições internacionais, Burleigh Heads voltou ao mapa dos grandes duelos. Com a unificação dos rankings da ASP, diversos tops do World Tour estão de olho no WQS e participaram do evento, o que tornou a prova ainda mais emocionante.

 

Agora a Gold Coast entra em clima de mundial e aguarda ansiosamente a estreia do ASP World Tour 2010. O primeiro evento do Dream Tour começa no próximo sábado (27/3) em Snapper Rocks.

 

Resultados do Breaka Burleigh Pro 2010

 

1 Taj Burrow (Aus)

2 Josh Kerr (Aus)

3 Owen Wright (Aus)

4 Dusty Payne (Haw)

5 James Taipan Wood (Aus)

5 Granger Larsen (Haw)

7 Jay Thompson (Aus)

7 Brent Dorrington (Aus)

33 André Teixeira (Bra)

81 Jefferson Silva (Bra)

81 Marco Fernandez (Bra)

81 Ricardo Lange (Ale)

97 Alexandre Chacon (Aus)

97 Franklin Serpa (Bra)

97 Ricardo dos Santos (Bra)

 

Para conferir mais fotos acesse o site Shot Spot.

Exit mobile version