Qualifying Series

Talentoso e implacável

0

Yago Dora mostrou por que é tido como um dos grandes talentos brasileiros da atualidade ao faturar o caneco do QS6.000 realizado em Newcastle, na Austrália.

Em uma final 100% brasileira, o catarinense apresentou uma performance implacável e não deu chances ao compatriota Jesse Mendes ao somar 8.83 e um 10 em suas duas melhores ondas na decisão, contra 3.67 e 5.60 do guarujaense. 

Com um aéreo 360 graus executado de forma impecável – do voo à aterrissagem – Yago descolou um score perfeito, fazendo com que Jesse encerrasse a final em combinação. O “garoto”, de apenas 20 anos, ainda descartou um 8.00, 8.27 e um 6.33 – mais uma prova do seu domínio em Merewether Beach. Encaixado nas ondas, Yago voou com muita técnica e gastou o arsenal em suas baterias durante o evento, demonstrando muita concentração e evolução competitiva.

“Ter essa final com Jesse foi engraçado, porque sa última vez que surfamos um contra o outro ele me despedaçou, então foi incrível ter revanche, ele é um bom amigo. Esttive muito focado durante todo este evento”, disse Yago. “Eu estava indo para a cama cedo, comendo bem e levando tudo a sério para alcançar isso e é incrível. As condições nos últimos dias foram perfeitas para mim, o que foi bom. Agora só quero chegar a Manly e continuar surfando bem”, finalizou.

Com o resultado, Yago agora assume a primeira colocação no ranking do Qualifying Series, seguindo de Jesse Mendes, na segunda posição.

Confira a nota 10 de Yago na final:

 

Caminho até o pódio – Ainda nas quartas de final, Yago derrotou Alejo Muniz com a soma de 16.33 contra 13.60 do Top. No round seguinte, não teve facilidade, mas conseguiu superar por pouco Mitch Coleborn com a soma 12.94 contra 12.27 do australiano.

Boa atuação – Mesmo derrotado na final, Jesse Mendes também foi destaque, despachando surfistas que vinham bem no evento. Ainda nas quartas, derrotou Jorgann Couzinet com a soma de 11.50 contra apenas 5.23 do surfista da Ilhas Reunião, que havia lhe derrotado no round 4. Na semi, Jesse eliminou Ian Crane somando 7.00 e 7.67 contra 5.93 e 5.83 do norte-americano.

“Foi divertido lutar contra meu amigo de infância na final”, disse Mendes. “Tivemos algumas boas disputas no passado, tinha ganho a última, então essa foi sua vez. Eu sinto que surfei bem e fiz um bom evento, mas na final tudo se ajeitou para o Yago e nada a minha maneira. Eu só vou continuar fazendo o que estou fazendo, pois sinto que esse evento foi positivo para mim”, disse Jesse.

Pelo caminho – Na abertura das quartas de final, Willian Cardoso perdeu sua vaga para a fase seguinte nos últimos segundos da bateria contra Ian Crane. O brasileiro, que tinha 5.30 e 5.23 como melhores notas, viu o norte-americano descolar 6.60 e trocar seu segundo melhor score por um 4.57, eliminando o “Panda” no soar da buzina.

Feminino – Entre as mulheres, a grande campeã foi Johanne Defay. A francesa derrotou Paige Hareb com a soma de 16.73 contra 13.63 da neozelandesa.

Resultado final (Masculino)

Yago Dora
Jesse Mendes
3 Ian Crane
3 Mitch Coleborn